29 de fevereiro de 2012

Os 22 anos da Secção de Arqueologia
da Câmara Municipal de Castelo de Vide


Foi com uma breve nota histórica de J. Magusto, publicada no sítio Internet da Câmara Municipal, que a Secção de Arqueologia assinalou os seus 22 anos se comemoram este mês. O NCV republica essa nota na íntegra.
No âmbito da reorganização dos serviços culturais da Câmara Municipal de Castelo de Vide e, mais concretamente, no respeitante à reestruturação das actividades arqueológicas  faz  precisamente neste mês de Fevereiro 22 anos que, sob indicação do então Presidente da Câmara Municipal, senhor Fernando Soares, se procedeu à formalização da subunidade orgânica da Secção de Arqueologia, conforme consta da acta de reunião da Autarquia, datada de 12/02/1990.
Dessa forma, e após a tomada de posse dos seis técnicos de arqueologia (os quais, em resultado do concurso externo de admissão a que se propuseram, "transitaram" do Grupo de Arqueologia de Castelo de Vide) era então criado esse Serviço Municipal como “Secção de Arqueologia” com o respectivo enquadramento legal e profissional dos seus elementos.
Destas decisão resultou o encerramento de um ciclo de actividades arqueológicas no concelho de Castelo de Vide  da responsabilidade directa do referido Grupo. Contudo, abriram-se novas perspectivas profissionais às pessoas que desde 1981 se tinham empenhado em prol do conhecimento e valorização do património histórico e arqueológico da sua terra integrando-se num modelo, que com as suas variantes e condicionalismos, perdura até aos dias de hoje”.
J. Magusto

Sem comentários: