22 de fevereiro de 2012

Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo
do Programa Rede Social reuniu em Nisa

No passado dia 16 de fevereiro decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa uma reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo, no âmbito do Programa Rede Social.
A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo é uma instância de âmbito territorial, equivalente à atual Nut III, que tem como finalidade promover o planeamento concertado supraconcelhio para a organização das respostas, dos recursos e equipamentos sociais através da articulação dos instrumentos locais de planeamento (Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social – PDS e Planos de Ação) com as medidas e ações de âmbito nacional.
Esta reunião realizada em Nisa foi presidida pelo Diretor da Segurança Social de Portalegre, José Carlos Laranjo e contou com a participação dos presidentes dos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) dos 15 concelhos que constituem a NUT III. Participaram ainda dirigentes das entidades e serviços relevantes da administração pública, representantes das Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS), organizações não governamentais, associações empresariais e sindicatos.
Gabriela Tsukamoto e João Tereso Ribeiro, presidentes da Câmaras Municipais de Nisa e de Crato apresentaram o “Retrato Social” dos respetivos concelhos, seguindo-se o debate onde se aprofundou o conhecimento sobre a realidade social do território, tendo como finalidade avaliar políticas eficazes, construir um processo interativo e participativo, dar visibilidade à realidade social e compreender a sua dinâmica evolutiva, servir como um instrumento privilegiado de comunicação/informação dos elementos que compõem a plataforma. Em suma, incentivar novas formas de pensar, agir e trabalhar o Social em equipa.
Na reunião foi aprovada por unanimidade uma proposta para servir de suporte ao trabalho a realizar no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo da Solidariedade entre Gerações (AEEASG) e foi constituído um grupo de trabalho que integra o Centro Distrital, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA),a EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, o Instituto Politécnico de Portalegre, a União das Misericórdias, os CLAS de Nisa, Elvas, Ponte de Sor e Portalegre; APPACDM de Elvas; e o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR).
O Diretor da Segurança Social de Portalegre deu informação da Resolução do Conselho de Ministros N.º 61/2011 que: - institui o Ano de 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações em Portugal; define os critérios de nomeação da personalidade que irá presidir ao AEEASG – Joaquina Madeira; - define que o apoio logístico e administrativo ao funcionamento do AEEASG, bem como a gestão dos recursos financeiros disponibilizados pela Comissão Europeia neste âmbito e que será assegurada pelo Instituto de Segurança Social; - cria uma Comissão de Acompanhamento ao AEEASG. © NCV

Sem comentários: