3 de março de 2012

Revista Internacional de património histórico dedica 34 páginas ao Espaço Robinson


A Fundação Robinson viu o projeto Espaço Robinson, da autoria do arquitecto Souto Moura, destacado na última edição da revista espanhola Restauración e Rehabilitación – Revista Internacional de Património Histórico.
A revista Restauración e Rehabilitación é uma publicação bilingue do Instituto Universitario de Restauración del Património com edição da Universidade Politecnica de Valencia.
Neste número, o Espaço Robinson é um dos temas de destaque. Ao longo de 34 páginas, a revista Restauración e Rehabilitación apresenta o projecto de forma pormenorizada
com imagens, esboços, plantas e alçados da autoria do Gabinete Souto Moura Arquitetos e Graça Correia.
O Espaço Robinson é um exemplo notável da reabilitação de uma unidade industrial articulada com o tecido urbano existente onde se insere o centro histórico da cidade de Portalegre. A autarquia de Portalegre e a Fundação Robinson empreenderam um esforço conjunto para levar a cabo a reabilitação das instalações da antiga fábrica de cortiça, a Corticeira Robinson, de forma a que não se perdesse a ligação histórica desta fábrica com a cidade e ao mesmo tempo fosse recuperdo o seu magnifico património industrial, reconvertendo-o em equipamentos que servem a cidade como é o caso da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre que funciona já há algum tempo neste espaço e a Igreja do Convento de São Francisco entre outros.
Para Alexandra Carrilho, administradora delegada da Fundação Robinson, “Naturalmente que estamos muito satisfeitos com este destaque. Tanto a Fundação Robinson como a autarquia têm lutado para levar adiante este projeto e devolver este espaço à cidade. Sabemos que é um esforço diário, que nem sempre tem, junto da população de Portalegre, o impacto mediático condizente com a qualidade e a novidade do trabalho que estamos a desenvolver neste espaço. O reconhecimento dado, já por diversas ocasiões, em fóruns e revistas internacionais da especialidade reforçam a nossa convicção de estarmos no caminho certo e a certeza de que a Fundação e o Espaço Robinson irão, num futuro já não muito longínquo, desempenhar um importante papel na vida dos portalegrenses e na projeção da cidade a nível nacional e internacional. É importante igualmente destacar o trabalho fundamental que foi efetuado pelo génio da Arq. Souto Moura, que tem sido um parceiro incansável nesta nossa caminhada”. © NCV

Sem comentários: