8 de maio de 2012

Castelo de Vide a 19 de Maio
na rota do Ultra-Trail da Serra de São Mamede

Organizado pelo Atletismo Clube de Portalegre realiza-se no próximo dia 19 de Maio o Ultra-Trail da Serra de São Mamede (UTSM) – com diversos eventos associados - com a colaboração dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão e de diversas entidades e associações.
A iniciativa pretende promover a corrida por trilhos (trail running) e a serra de S. Mamede “como palco de características óptimas para este desporto e como região natural que deve ser preservada”, para além de promover a prática de um desporto com um impacto ambiental praticamente  nulo como forma de chamar a atenção da população para a preservação do meio ambiente e potenciar o desenvolvimento do triângulo turístico Portalegre – Castelo de Vide – Marvão.
Várias provas
 Ultra-Trail da Serra de São Mamede  é um evento que integra várias provas de corrida/progressão a pé em plena natureza, em regime de semiautonomia. Cada prova desenrola-se numa única etapa, num ritmo de progressão livre, num tempo limitado.
O UTSM (Ultra-Trail da Serra de São Mamede) começa às 4 horas da manhã, admite o máximo de 250 participantes e terá cerca de 100 kms com um desnível positivo com cerca de 3 000  metros, com partida e chegada a Portalegre após passagem por Reguengo, Alegrete, alto de São Mamede, Apartadura, Porto da espada, Portagem, Marvão, Castelo de Vide, Carreiras e Cabeço do Mouro, em semiautonomia e 24 h de tempo limite.
O TSM (Trail da Serra de São Mamede), com partida às 9 horas da manhã, admite até 200 participantes e tem cerca de 28 kms com um desnível positivo com cerca de 1000 m, com partida e chegada a Portalegre, após passagem por Reguengo e o alto de São Mamede, em regime de semi autonomia e 8 h de tempo limite.
Segue-se, meia hora depois, o TFSM (Trail do Futuro da Serra de São Mamede) admite até 50 participantes e tem cerca de 7 kms com um desnível positivo com cerca de 300 m, com partida e chegada a Portalegre, em regime de autonomia e 2 h de tempo limite. Este evento é não competitivo e destina-se a permitir uma iniciação à corrida por trilhos.
“24 horas a correr”
Paralelamente ao evento decorre em permanência no estádio o evento “24 horas a correr”, uma iniciativa aberta à população. Em 2010 este evento juntou 323 pessoas que correram ou caminharam 2780 kms ao longo das 24 horas. As pistas 5 e 6 ficam reservadas aos participantes do UTSM, TSM e TFSM. As pistas 1, 2 e 3 ficam reservadas ao evento 24 h e a pista 4 será de serviço.
Para além disso decorre ainda um concurso de fotografia e outro de vídeo. © NCV

Sem comentários: