16 de maio de 2012

Nisa: Programa de Emergência Alimentar vai inclui todas as IPSSs do concelho

Reunião na Câmara Municipal de Nisa:  Presidente da Câmara,
Diretor do Centro Distrital de Segurança Social. 
Presença de representantes de Misericórdias e IPSS’s.
No passado dia 11 de Maio decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Nisa uma reunião para abordagem do Programa de Emergência Alimentar e estabelecimento de uma convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais.
Na reunião participaram o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre, João Carlos Laranjo, a Presidente da Câmara, Gabriela Tsukamoto, os Provedores das Misericórdias e os Presidentes e técnicos de todas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Nisa. Foi acordada a assinatura de um protocolo entre o Instituto da Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Nisa que concretizará o programa de emergência alimentar.
Atribuição de 46 refeições diárias
O programa, com duração anual, contempla no concelho de Nisa, a atribuição de 46 refeições diárias a pessoas e famílias necessitadas. O acesso às refeições diárias gratuitas será definido de acordo com as características específicas da instituição social que o vai concretizar o programa.
No concelho de Nisa, para além do protocolo entre o Instituto de Segurança Social a Santa Casa da Misericórdia de Nisa, serão envolvidas todas as IPSS’s.
O protocolo define as condições de acesso ao programa e indica que deverá ser dada atenção especial aos idosos com baixos rendimentos, às famílias expostos ao fenómeno do desemprego, às famílias com filhos a cargo, às pessoas com deficiência e com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. Deverão igualmente considerar-se os apoios sociais de que as pessoas ou famílias já beneficiam, as situações de desemprego múltiplo, as despesas fixas com os filhos, os encargos habitacionais das famílias, as situações de doença crónica, as reformas, pensões e apoios sociais de baixo valor, as situações das famílias monoparentais e as situações de emergência temporária derivadas, por exemplo, de incêndios, despejos ou doenças. © NCV

Sem comentários: