11 de junho de 2012

Hoje e amanhã em Portalegre:
I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea na Escola Superior de Educação


Subordinado ao tema A Mulher na Literatura e Outras Artes, e com diversos sub-temas, realiza-se hoje e amanhã (dias 11 e 12 de junho) em Portalegre o I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea.
Promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil) a iniciativa pretende instituir-se como um “espaço de discussão e reflexão em torno das questões de género nas literaturas de expressão portuguesa contemporâneas, nomeadamente no que à autoria e às representações literárias do feminino diz respeito. Convocando diferentes olhares e diferentes perspetivas teóricas, metodológicas e culturais, o Congresso permitirá, como se deseja, partilhar experiências de leitura e resultados de investigação nas áreas que lhe estão correlacionadas, dando a conhecer textos e autores contemporâneos de língua oficial portuguesa que concedem o protagonismo e dão voz a diversas figurações do feminino. Permitirá, igualmente, identificar semelhanças e dissonâncias nas formas como essas representações da figura feminina se concretizam no interior dos textos, e assim retirar ilações de âmbito mais geral”.
A conferência de abertura será da responsabilidade da escritora portuguesa Maria Teresa Horta.
Durante o Congresso, será exibido o filme português “Florbela”, inspirado na vida e obra de Florbela Espanca, no dia 11, pelas 21:30 horas, no auditório da ESEP; no final realiza-se um debate com a presença do realizador Vicente do Ó.
De destacar também a Feira do Livro que decorrerá nos dias 11 e 12 na ESEP, aberta a toda a comunidade, e ainda a exposição de pintura que estará patente na Biblioteca Municipal.
A Comissão Organizadora, a cargo da Área Científica de Língua e Literatura Portuguesas da ESEP, é coordenada por Luís Miguel Cardoso e Teresa Mendes e a Comissão Científica integra além deles Carlos Afonso (IPP/ESEP) e Fernando Fiorese (Universidade Federal de Juiz de Fora – Brasil).
A Organização é da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade de Juiz de Fora (Programa de Pós-Graduação em Letras). © NCV

Sem comentários: