2 de julho de 2012

Mercado Social de Arrendamento
já está disponível em Portalegre


A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, esteve presente na assinatura do Protocolo que concretiza o Mercado Social de Arrendamento, uma iniciativa inserida no Programa de Emergência Social à qual o Município de Portalegre aderiu.
O Mercado Social de Arrendamento surge como uma parceria entre o Estado (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbano e Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social), Instituições Bancárias e os Municípios.
Este Protocolo destina-se a famílias e jovens casais de classe média sendo que os agregados familiares compostos, ou que tenham a cargo, pessoas com deficiência, idosos e filhos dependentes terão prioridade na candidatura.
Esta iniciativa visa disponibilizar algumas das casas que são entregues aos bancos por falta de pagamento de empréstimos, a famílias que têm rendimentos acima daqueles que lhes permitiriam aceder à habitação social, mas que também não estão em condições de pagar uma renda no mercado livre.
Os imóveis são colocados no Fundo de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH), gerido pela NORFIN - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários SA e as autarquias terão a responsabilidade de fazerem a primeira triagem dos candidatos e promover a informação junto dos munícipes, pois são as Câmaras Municipais que melhor conhecem o terreno e que sabem quem são as famílias que se enquadram neste novo segmento de mercado. Posteriormente indicarão ao FIIAH os candidatos aos imóveis, cabendo depois à NORFIN a confirmação e validação das candidaturas.
O Mercado Social de Arrendamento conta já com 915 imóveis, e no Concelho de Portalegre existem actualmente quatro habitações disponíveis. Os interessados podem candidatar-se AQUI e as pessoas interessadas ou que pretendam colocar questões, esclarecer dúvidas ou até obter ajuda no acesso ao Portal e no preenchimento dos formulários existentes no mesmo, devem dirigir-se ao Serviço de Habitação Social do Município, que está responsável por este projecto. Após a candidatura, os selecionados terão um desconto no valor da renda mensal entre os 10 e os 30%, consoante o rendimento mensal disponível. © NCV

Sem comentários: