5 de setembro de 2012

GNR resolveu furto de avião em Elvas


“No passado domingo, 2 de Setembro, foi apresentada queixa no Posto Territorial de Elvas da GNR pelo crime de furto de um avião monomotor marca/modelo “Midget Mustang”, utilizado em provas de competição e acrobacia aérea, vulgo corridas “red bull”, que se encontrava no interior de um armazém de uma propriedade junto à fronteira de Caia/Elvas, e ao qual foi atribuído um valor de 80.000 Euros.
Após a apresentação desta denúncia, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial da GNR de Elvas iniciou as diligências de investigação com a visualização e análise das imagens captadas pelo sistema de videovigilância instalado na propriedade. Desta forma foi possível constatar que o furto fora perpetrado por vários indivíduos, 3 dos quais seriam constituídos arguidos na sequência das investigações levadas a efeito. Seguidamente, e por existirem suspeitas que o avião fora carregado com as asas desmontadas e transportado num veículo pesado de mercadorias no sentido Caia-Marateca da autoestrada A6, foram as investigações para aí direcionadas, privilegiando o recurso aos meios tecnológicos adequados na deteção de aeronaves, bem como um intenso esforço de recolha e análise informação criminal junto de outras Unidades da Guarda territorialmente competentes.
Todo este esforço viria a produzir os resultados ambicionados, tendo-se conseguido descobrir o paradeiro do avião na localidade de Arruda dos Vinhos, sendo então desenvolvidas as diligências policiais subsequentes, mais concretamente as vigilâncias no local, destacando-se a preciosa colaboração dada pela Unidade de Intervenção da GNR, sem a qual os excelentes resultados obtidos não seriam certamente os mesmos.
Assim, e em pouco mais de 24 horas da denúncia do crime, foi recuperado o avião furtado, a viatura pesada de mercadorias onde o mesmo fora transportado, um veículo monta-cargas e, ainda, diverso material informático, conjunto de artigos avaliados em mais de 100.000 Euros e, paralelamente, foram constituídos arguidos 7 indivíduos, 6 de nacionalidade portuguesa e 1 de nacionalidade romena, com idades compreendidas entre os 22 e os 60 anos, sendo que 3 deles residem em Elvas e os restantes em Arruda dos Vinhos”.  © NCV

Sem comentários: