17 de outubro de 2012

“Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”:
especialistas debatem hoje em Portalegre
a temática do azeite e do olivoturismo

Clicar para ampliar.

“Olivoturismo: um novo produto turístico para o Alentejo” é o tema da Conferência que marca, hoje, o arranque da terceira edição do “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas - Festival Internacional”, a realizar este ano em Portalegre e com azeite como produto em destaque.
A decorrer no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, a conferência traz à capital de distrito do Alto Alentejo oradores de renome para participarem nos painéis “Produtos com nomes de Regiões – DOP/IGP”, “Azeite na Gastronomia e Restauração”, “Azeite como produto turístico de uma região” e “Olivoturismo”.
Apresentar casos de sucesso; debater a importância do azeite para a gastronomia e, consequentemente, para o turismo; e encontrar estratégias para o desenvolvimento do Olivoturismo no Alentejo são alguns dos objectivos da conferência que inicia com uma dissertação de Carlos Marques (Expert PacMan) sob o tema “Os mercados do azeite: fatores de mudança e desafios à sua valorização na região do Alentejo”.
O primeiro dia do Festival – organizado pela Turismo do Alentejo em conjunto com a Câmara Municipal de Portalegre e a ADRAL - fica ainda marcado pelo inicio da Semana Gastronómica das Comidas de Azeite que, a decorrer até 23 de Outubro, abrange mais de cem restaurantes espalhados pela região.
O azeite, ouro líquido?
O worshop “O Azeite: o ouro líquido do mediterrâneo que distingue a nossa gastronomia” está agendado para o segundo dia do evento e “A Festa das Gastronomias Mediterrânicas”, a realizar no Jardim do Tarro, preenche o cartaz de 17 a 21 de Outubro.
Neste contexto, a população e os visitantes são convidados a participar em aulas de culinária e degustações, a assistir a demonstrações de showcooking - a cargo de chefs de renome e com a participação especial dos Embaixadores do Alentejo Rita Pereira e José Carlos Malato - e a conhecer produtos tradicionais protegidos expostos pelos muitos produtos que participam no Mercado Rota dos Sabores.
Valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais e a cozinha e culturas do mediterrâneo são os objectivos centrais do evento promovido, pelo terceiro ano consecutivo, pela Turismo do Alentejo, ERT. © NCV
Clicar para ampliar.

Sem comentários: