18 de outubro de 2012

Badajoz acolhe na próxima sexta-feira encontro sobre cidades fortificadas na raia luso-espanhola

O Palácio de Congressos da cidade de Badajoz vai acolher no próximo dia 19 de Outubro o I Encontro de Responsáveis Municipais de Cidades com Fortificações da Raia Hispano-Portuguesa, no qual estarão representadas mais de quatro dezenas de localidades de ambos os países, entre as quais Castelo de Vide.
O Encontro realiza-se por ocasião e em paralelo com as “I Jornadas Sobre Valoración de Nuestro Patrimonio Abaluartado de la Raya” (vd. notícia AQUI).
Do lado espanhol está prevista a presença de representantes de Ciudad Rodrigo, Valência de Alcântara, Cortegana, Ledesma e Encinasola, e do lado português também Almeida, Portalegre, Barrancos, Nisa e Estremoz. Olivença também se fará representar.
A organização é do Ayuntamiento de Badajoz. De acordo com o seu porta-voz, Francisco Javier Fragoso, em conferência de imprensa, o objetivo de futuro é o de  impulsar o reconhecimento mundial deste património único.
O objectivo imediato é o de promover um sistema integral único para o conjunto das fortificações da fronteira e para tal deverá ser criado um grupo de trabalho transfronteiriço ou um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.
Neste encontro será também efectuada uma troca de informação sobre boas na gestão de recursos, mecanismos de protecção e valorização do património.
E, de acordo com notícia da agência EFE, vai ser proposta a elaboração de um inventário dos recursos patrimoniais existentes em relação às fortificações da fronteira e a criação de uma marca para a promoção deste legado. © NCV

Sem comentários: