31 de outubro de 2012

Rádio Portalegre:
Valnor aumenta tarifas em 30 por cento em 2013
contra opinião sos 25 Municípios que serve

O projecto tarifário da Valnor para 2013 prevê um aumento de 30 por cento, que se refletirá na fatura da água dos consumidores da área de influência da empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos
Apesar dos 25 municípios servidos pela Valnor se terem manifestado contra esta proposta de aumento, o orçamento da empresa foi aprovado e enviado ao Estado.
Em declarações à RP, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Armando Varela, explicou que os municípios discordam desta proposta de aumento, porque a mesma “não resulta de acréscimo de encargos da empresa”.
O autarca adiantou que os municípios já manifestaram a sua discordância em relação a esta proposta de aumento, numa reunião com as Águas de Portugal, acionista maioritário da Valnor, e que pretende reunir com a ministra da Agricultura, para tentar impedir acréscimo no tarifário.
Os acionistas da Valnor, são os municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.
Os 25 municípios detêm 49 por cento do capital, sendo os restantes 51 por cento detidos pela Empresa Geral de Fomento S.A. (detida em 100 por cento pela AdP-Águas de Portugal, SGPS, S.A.).
Gabriel Nunes/Carla Aguiã (Rádio Portalegre)

Sem comentários: