8 de outubro de 2012

Sessão participativa do projecto PIMPA
na próxima 4ª feira no Centro de Cultura

Clicar para ampliar o convite.
Realiza-se na próxima quarta-feira, dia 10 de Outubro, entre as 10:30 e as 13 horas, no Centro Municipal de Cultura, em Castelo de Vide, a sessão de trabalho de campo de levantamento das condições de acessibilidade em Castelo de Vide, no quadro dos trabalhos do Plano Intermunicipal de Promoção da Acessibilidade do Alto Alentejo (PIMPA). Trata-se da última das quatorze sessões participativas concelhias levadas a cabo no âmbito do projecto, que chegou a estar prevista para Setembro como o NCV em tempo noticiou.
O convite à participação já foi endereçado a diversos sectores das forças vivas do concelho através de carta do Presidente da Câmara, António Ribeiro, solicitando uma “colaboração poderá enriquecer profundamente os resultados deste trabalho”. “Teremos muito gosto em debater pessoalmente as questões relacionadas com a acessibilidade de Castelo de Vide, bem como apresentar com maior detalhe o projecto PIMPA”, lê-se na missiva de António Ribeiro.
Plano Intermunicipal de Promoção da Acessibilidade do Alto Alentejo (PIMPA)
“O PIMPA é uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), na qual participa activamente a Câmara Municipal de Castelo de Vide”.
“Ao longo dos últimos meses a equipa técnica do PIMPA realizou o levantamento das condições de acessibilidades de cada município do Alto Alentejo e, em conjunto com a comunidade, pretende identificar as fragilidades e oportunidades do território do ponto de vista da acessibilidade”.
“Um dos objectivos do levantamento a realizar em cada município passa pela identificação do percurso acessível a todos os cidadãos, construindo um Alto Alentejo que garanta deslocações em segurança, com autonomia, sem barreiras ou obstáculos e onde é possível usufruir dos espaços, aumentando a qualidade de vida de todos”.
“Na sua implementação o PIMPA destaca-se, igualmente, por procurar e promover a participação directa da comunidade na identificação dos principais constrangimentos à acessibilidade local e por incluir os contributos de todos neste processo de planeamento, numa perspectiva de promoção da cidadania activa”.  © NCV

Sem comentários: