5 de março de 2013

Câmara Municipal subsidia Grupo de Amigos para viabilizar a produção mensal do Boletim Municipal

Na sua última reunião, a segunda do mês de Fevereiro, o Executivo Municipal decidiu atribuir para o corrente ano de 2013 dois subsídios ao Grupo de Amigos de Castelo de Vide: um de 960 euros “para fazer face às actividades constantes do Plano de Actividades que apresentaram” e outro de 4500 euros “para fazer face às despesas inerentes à organização, planificação e impressão do Boletim Municipal”. 
Este último apoio é fundamentado no quadro de uma proposta municipal de “cooperação estratégica mais consolidada, por forma a que o Boletim Municipal de CastelodeVide/Informação possa ter uma periodicidade mensal”. 
A proposta municipal decorre do facto e que “o Grupo de Amigos de Castelo de Vide (…) há vários anos tem vindo a desenvolver actividades de foro comunicacional/jornalístico por um lado e por outro tem sido uma Associação local parceira de várias iniciativas de carácter cultural”. 
Colmatar”debilidade comunicacional” 
A proposta aprovada é da autoria do Presidente da Câmara, António Ribeiro, e foi apresentada, na sua ausência por Antonio Pita. Nela se fazem diversos considerandos sobre a edição do referido boletim visando “estabelecer um canal de comunicação direto com o público em geral, mas muito particularmente com a comunidade local e regional”. 
“A não existência de um Gabinete de Comunicação com recursos humanos, físicos e finanaceiros tem prejudicado a edição regular daquelas experiẽncias, na medida em que as mesmas tẽm sido efectuadas com colaborações ocasionais de alguns funcionários voluntários e o empenhamento direto, quer na redação quer na composição, de membros do executivo. Perante esta fragilidade da estrutura comunicacional da Autarquia e considerando a extrema necessidade de a Administração conseguir transmitir uma comunicação direta, rápida, abrangente e útil aos munícipes – serviço público que presentemente não é garantido por nenhum órgão ou serviço da comunidade – impõe-se criar condições que colmatem esta debilidade comunicacional, dotando a Autarquia de um meio que cumpra com o objectivo essencial e legal de divulgar a atividade municipal ao público, à semelhança do que acontece na totalidade dos municípios portugueses”. © NCV
N.R.- 1. A Direcção do Notícias de Castelo de Vide teve conhecimento antecipado e compreende e respeita a decisão da Direcção da sua entidade proprietária, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, de aceitar esta proposta da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
2. Atendendo aos termos concretos em que a mesma foi apresentada, esclarecemos que a concretização deste acordo em nada interfere com a produção do jornal ou com a sua independência e a linha e os princípios editoriais constantes do estatuto editorial vigente desde a sua fundação.
3. Os apoios municipais ao Grupo de Amigos de Castelo de Vide destinam-se a apoiar e têm sido aplicados noutras actividades que não a edição do jornal.
4. O Notícias de Castelo de Vide proporciona desde sempre à Câmara Municipal de Castelo de Vide, e nos últimos anos de forma gratuita, o espaço publiciário para sua utilização quando tal lhe é requerido e, para além deste acordo informal, não beneficia nem beneficiou nos últimos dez anos de qualquer contrato de natureza publicitária ou de “colaboração editorial” como acontece com outros órgãos de informação regionais.
5. Para integral e cabal escclarecimento dos seus leitores e anunciantes, a Direcção do Notícias de Castelo de Vide publicará na íntegra - logo que dele tenha conhecimento - o protocolo ou acordo de colaboração estabelecido ou a estabelecer entre o Grupo de Amigos de Castelo de Vide e a Câmara Municipal de Castelo de Vide sobre esta matéria.

Sem comentários: