Estão em Castelo de Vide, desde o dia 12 e até ao próximo dia 19, vários peritos em infraestruturas ferroviárias, no âmbito de um projeto europeu para a indústria ferroviária e melhoria da segurança e eficiência ferroviária. A Rede Ferroviária Nacional (REFER) e o Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ) lideram um consórcio europeu para o desenvolvimento de um sistema integrado de inspeção e avaliação de carris ferroviários.
Este projeto vai permitir minimizar a ocorrência de falhas ferroviárias através da implementação de um sistema de inspeção de alta velocidade, aumentar a eficiência das operações de manutenção da infraestrutura ferroviária e desta forma a sua disponibilidade. Os objetivos do projeto enquadram-se na Agenda Estratégica Europeia para a investigação ferroviária para uma maior segurança, qualidade dos serviços e da eficiência das infraestruturas ferroviárias.
Protótipo apresentado na terça-feira
A demonstração final do projeto e apresentação pública do protótipo do sistema de inspeção INTERAIL terá lugar em Castelo de Vide, no dia 19 de março, com o apoio da Câmara Municipal.
O projeto foi desenvolvido com um consórcio de 13 parceiros europeus - empresas e universidades, de sete países - no âmbito do Sétimo Programa Quadro da Comissão Europeia para o Programa dos Transportes. O projeto INTERAIL teve o seu início em setembro de 2009 e termina no corrente mês de março, com um orçamento total de cerca de 5 milhões de Euros beneficiando de um financiamento de 3,2 milhões de euros.
Três tecnologias de inspeção
O sistema INTERAIL faz uso da integração dos resultados de inspeção obtidos da aplicação de três tecnologias de inspeção não destrutiva avançadas, sensores de ACFM (Alternating Current Field Measurement), visão artificial automatizada e ultrassons, que permite uma avaliação completa da via-férrea com uma maior fiabilidade e eficiência da inspeção.
O ISQ e a REFER evidenciam, mais uma vez neste projeto a capacidade de engenharia nacional e de desenvolvimento tecnológico bem como a garantia da exploração dos resultados de projetos de Investigação e Desenvolvimento e sua potencial implementação industrial. Os resultados deste projeto permitem ainda potenciar a internacionalização de conhecimento e produtos e dar a conhecer as capacidades técnico-científicas do tecido empresarial nacional. © GCP/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário