23 de abril de 2013

Amanhã entre Marvão e Valência de Alcântara
decorre um primeiro simulacro transfronteiriço
de um grande incêndio florestal

Portugal e Espanha realizam hoje, dia 24 de Abril, um primeiro simulacro transfronteiriço de um incêndio florestal, que implica a mobilização de diversos meios de extinção numa área de 940 hectares entre Marvão e Valência de Alcântara. 
Este exercício vai simular a declaração de um incêndio em Valência de Alcântara, que evolui com força em condições de vento de sudeste, atravessando uma área de sobreiros e pinheiros, bem como algumas povoações, urbanizações e segundas habitações. 
A área do exercício  em que participam veículos todo-o-terreno, postos de comando avançados e autobombas, inclui sobreiros e pinheiro negral, integrantes da Rede Natura 2000 - que tornam os espaços naturais europeus mais valiosos. 
Do lado português, para além da colaboração da Autoridade Nacional de Protecção Civil, participam três corporações de bombeiros: Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide marcam presença com uma viatura e 4 homens incluindo o seu 1º Comandante Pedro Rabaça que também vai integrar o posto de comando do exercício. 
O objectivo é treinar a estrutura operacional e a acção conjunta dos recursos de ambos os lados da fronteira e verificar as ferramentas concebidas no quadro do projecto Satfor (Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Avançadas para a melhoria da Prevenção, Eficácia e Segurança na Extinção de Incêndios Florestais). 
O projecto SATFOR é co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu da União Europeia e cuenta con o apoio do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente e del Principado das Astúrias. Neste projecto participam ainda a TRAGSA, a TRAGSATEC, p Instituto Politécnico de Portalegre e o Centro de Investigação Forestal de Lourizán. © NCV

Sem comentários: