28 de abril de 2013

Exposição sobre a vida e obra de Garcia d’Orta
até sexta-feira dia 3 de Maio no Museu da Sinagoga











“No ano que se comemoram os 450 anos da publicação em Goa do livro de Garcia d'Orta "Colóquio dos simples e drogas e coisas medicinais da Índia", as funcionárias do Museu da Sinagoga de Castelo de Vide, Ana Bela Santos e Emília Dias, decidiram homenagear o cristão-novo castelo-vidense Garcia d'Orta com uma exposição dedicada à sua vida e obra. 
A Sala Polivalente da Sinagoga está repleta de textos, imagens e especiarias e conta até com uma caravela que representa a ida de Garcia d'Orta até Goa. Numa viagem no tempo, é possível naquele espaço conhecer a árvore genológica do botânico, a sua vida académica, a chegada à India, o seu casamento com Brianda de Solis, a dedicação às plantas e especiarias ou a história da sua morte. Em destaque, claro, está também uma zona dedicada ao livro publicado em 1563 em Goa, bem como alguns textos e fotografias de Castelo de Vide, onde os pais de Garcia d'Orta – judeus espanhóis - se refugiaram após serem expulsos do nosso país vizinho em 1492. 
O cristão-novo, médico e botânico nasceu em Castelo de Vide em 1501. Já formado em medicina partiu para Goa em 1534, onde se tornou um médico conceituado, estabeleceu grande amizade com Luís de Camões e veio a casar com uma herdeira de famílias abastadas. Acabou por ali falecer em 1568, sem nunca ter tido reais problemas com a Inquisição. Já em 1580, depois de descobertas as suas raízes judaicas, os seus restos mortais foram desenterrados e queimados”. © GCP/NCV 
A exposição pode ser visitada até 3 de Maio, todos os dias, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Sem comentários: