A 17 de Maio na sala de conferências do estabelecimento hospitalar de Portalegre teve lugar uma acção muito particular. Falamos do Encontro Científico denominado: “Cuidados Continuados Integrados: um complemento imprescindível para a pessoa fragilizada”.
Esta foi uma iniciativa da ULSNA- Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano – partilhada pela Direcção de Enfermagem e Serviços de Ortopedia e Unidade de Cuidados Paliativos - Convalescença do Hospital Doutor José Maria Grande.
Na Sessão de Abertura foram referidas palavras alusivas ao tema e ao Dia Internacional do Enfermeiro (comemorado dias antes, a 12 de Maio). Presentes estiveram a Vogal do Conselho Directivo da ARSA Enf. Paula Marques; o Enf. Director da ULSNA António José Miranda, a Enf. Supervisora da ECR Alentejo (Equipa Coordenadora Regional) Graça Eliseu, a responsável pela Unidade de Cuidados Paliativos / Convalescença de Portalegre Dra. Ana Amorim e a Enf. Lurdes Bonacho da Organização.
Um dos sub temas do dia de trabalho centrou-se na “RNCCI: O que adquirimos em meia dúzia de anos” e teve como moderador o Enf. Sérgio Antunes de Carvalho. A segunda mesa abordou as “Realidades da equipa multidisciplinar da Unidade de Convalescença / Paliativos” e foi coordenada pela Enf. Rosa Irene Tapadas. Já o espaço reservado às Comunicações Livres teve como orientador o Enf. Rui Americo Camboias do Hospital de Santa Luzia – Elvas.
O balanço do Encontro esteve a cargo dos Enfermeiros Guilhermina Aleixo, António José Miranda e Leandro Cardoso.
Ao NCV a organização referiu que se sente lisonjeada pela elevação e dinamismo como tudo se desenrolou. Mais de 80 pessoas – dos mais variados sectores profissionais – estiveram presentes. E foram feitas para cima de 15 comunicações muito cativantes.
Este foi pois um momento formativo de qualidade em que os participantes se sentiram motivados e, estamos certos, que terão em conta, na sua labuta, os aspectos abordados. Ficou provado que os Cuidados Continuados ocupam um lugar particular no actual panorama de saúde dos portugueses, pese embora existem pormenores que podem ser potenciados.
A organização agradece aos prelectores, participantes, empresas farmacêuticas e outras, ADENNA (Associação para o Desenvolvimento da Enfermagem do Norte Alentejano) e estruturas da ULSNA que ajudaram a tornar realidade o Encontro. © NCV








Sem comentários:
Enviar um comentário