4 de junho de 2013

Bionenergia Portugal: durante 3 dias
Portalegre foi “capital da bioenergia”


Começou como uma ideia visionária para potenciar os recursos da região, demorou um ano a ser concretizada e eis que chegou ao fim a primeira edição da Bioenergia Portugal 2013.
O balanço desta iniciativa pioneira em Portugal não podia ser mais positivo. Ao longo de 3 dias, Portalegre posicionou-se internacionalmente como a Capital da Bioenergia, ao acolher a primeira Mostra Tecnológica e Congresso Internacional de Bioenergia e afirmou a sua identidade como região de oportunidades num sector em franco crescimento.
Ao todo, o certame que foi visitado por mais de 2000 pessoas, contou com a presença de cerca de 40 expositores de diferentes nacionalidades que marcaram presença no Alto Alentejo para partilhar o que de mais inovador existe actualmente neste sector.
Negócios em Bioenergia
Em paralelo com o espaço de exposição, a Bioenergia Portugal foi ainda palco para a realização de Workshops subordinados ao tema da bioenergia, nomeadamente biocombustíveis líquidos, sólidos e gasosos, e de um seminário vocacionado para os Negócios em Bioenergia, para além de sessões e visitas técnicas a unidades industriais da região, momentos estes que contaram sempre com a presença de dezenas de especialistas na área, cuja experiência contribuiu decisivamente para uma partilha de conhecimento ainda mais enriquecedora.
Congresso Internacional de Bioenergia
Em simultâneo com a Mostra Tecnológica, Portalegre acolheu igualmente o primeiro Congresso Internacional de Bioenergia, no qual participaram mais de 140 investigadores de 10 nacionalidades diferentes.
A organização quer dar continuidade ao projecto que conseguiu mobilizar eficazmente os diferentes agentes do sector, com um elevado número de parcerias estabelecidas e acredita que esta é uma aposta de futuro para Portalegre, para o Alto Alentejo e para o país. Bioenergia Portugal é o fruto que irá contribuir para a dinamização do tecido empresarial e industrial da região, que servirá para melhorar a sua competitividade e que visa alcançar um verdadeiro desenvolvimento sustentável. A semente foi lançada em Portalegre. © NCV

Sem comentários: