15 de junho de 2013

Em Castelo de Vide e em Póvoa e Meadas:
Pré-escolar e 1º ciclo festejaram ontem
o fim de ano lectivo de 2012/2013












Fotos © Ana Nunes/NCV
Os alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide assinalaram ontem à tarde o final do ano lectivo com duas festas. A Casa do Povo de Castelo de Vide foi o palco da primeira, onde teve lugar um espectáculo protagonizado pelas crianças. Famílias e professores aplaudiram teatro, dança e cantigas. 
Mais tarde, foi a vez de os alunos da freguesia de Póvoa e Meadas marcarem o fim de mais uma etapa escolar com música e declamação de poemas no recinto da escola. Junto dos familiares e da comunidade escolar, os pequenos deliciaram-se com um lanche e receberam um “manjerico” muito original, uma vez que a planta típica dos santos populares foi substituída por alfaces. 
Recorde-se que, tal como aqui noticiámos ontem, estas festas constituíram a última actividade da Semana da Escola, iniciativa do Agrupamento de Escolas que ao longo dos últimos dias animou a comunidade escolar com um vasto programa de acções e eventos, desde música a desporto, teatro, palestras, exposições ou feiras, entre outros. 
“Esta edição da Semana da Escola foi a melhor de sempre” 
No final de uma semana muito agitada, Ana Paula Travassos, directora do Agrupamento de Escolas, não hesitou em afirmar que “esta edição foi a melhor de sempre. Desde que organizamos a Semana da Escola, há já três ou quatro anos, esta foi sem dúvida a mais participada, com 100% de assiduidade por parte dos alunos”. 
Para a directora este é um projecto bastante importante, pois a Semana representa de certo modo “todo o trabalho feito pelas turmas ao longo do ano e é uma forma muito especial de a escola se dar a conhecer a toda a comunidade”. 
A professora viu nas actividades da Semana da Escola “uma enorme qualidade pedagógica” e destacou a participação de instituições e projectos de peso, como o Comércio Justo ou a Ciência Viva de Estremoz. De entre o diversificado programa que preencheu os dias de alunos e professores durante a última semana, a responsável destacou a revelação da Orquestra Garcia d’Orta (GO) após um ano de trabalho e ensaios, a grande participação dos alunos nas palestras e actividades desportivas e ainda a exposição de trabalhos de Catarina Borrego, aluna do 9º Ano que produz os típicos desenhos japoneses (Mangá) e que, aos olhos da directora, “é um talento a caminho de ser artista”. 
Em jeito de conclusão, Ana Paula Travassos deixou claro que o sucesso atingido com esta semana “não seria certamente possível sem o contributo dos professores - que tiveram um trabalho e um empenho excepcionais -, e sem o apoio logístico da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia”. © Ana Nunes/NCV 










Fotos © Ana Graça/NCV

Sem comentários: