
A Exposição “O Território do Desenho - Os Grande Formatos dos Anos Sessenta”, de Ventura Porfírio, é inaugurada hoje ao final do dia no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) onde ficará patente até ao próximo dia 8 de Setembro.
O comissário da exposição é José Luís Porfírio e a imagem gráfica é de Augusto Rainho.
O horário das visitas é o seguinte: das 14 às 18 horas nas terças-feiras e das 10 às 18 horas de quarta-feira a Domingo (o Museu encerra às segundas-feiras).
De Castelo de Vide ao Porto
Esta exposição foi inicialmente apresentada no ano passado em Castelo de Vide, terra natal do artista, por iniciativa de uma entidade local, a Fundação de Nossa Senhora da Esperança, “e desloca-se até ao Porto, cidade fundamental no percurso artístico deste pintor cuja formação passou pela EBAP e depois pelo atelier de Vasquez Dias em Madrid pelo que se pode afirmar ser Ventura Porfírio um pintor do Porto e de Madrid”, sublinha a nota de imprensa do Museu.
Desenhos datados entre 1958 e 1967
“A partir de uma obra que cobre mais de sessenta anos de actividade escolheu-se um conjunto relativamente pequeno de desenhos todos próximos no tempo; tais desenhos foram produzidos no final de um período de intensa actividade deste artista, a década que medeia entre 1958 e 1967, em que realizou centenas de trabalhos, muitos deles de reduzidas dimensões”.
"Mostruário das possibilidades do desenho"
“Este Território do Desenho procura mostrar tanto a variedade como a unidade de um trabalho alicerçado numa longa prática e numa vontade de experimentar mudando, novas fórmulas expressivas, assim a diversidade dos desenhos é perfeitamente intencional e dela resulta uma espécie de mapa ou de mostruário das possibilidades do desenho; afinal o seu território que Ventura Porfírio conhecia perfeitamente e explorava a seu bel-prazer”.
“Entre a rapidez e a demora, entre a forma e as fronteiras do informe, entre a semelhança e o contraste estes 13 desenhos convidam-nos a uma viagem ao mesmo tempo real e imaginária nesse território sempre cheio de surpresas e de coisas novas que é o Desenho”.
Breve biografia do pintor
Ventura Porfírio nasceu a 26 de Agosto de 1908 em Castelo de Vide e faleceu no dia 8 de Janeiro de 1998 no Hospital de Portalegre. Desenvolveu ao longo da vida diversas actividades artísticas e cívicas e desempenhou diversos cargos.Breve biografia do pintor
Em 1973 deixa o Palácio Nacional de Queluz, de que era conservador, aposentando-se por motivo de doença, e regressa a Castelo de Vide. Entre o ano seguinte (1974) e 1976 integra, até 1976, a Comissão Administrativa Municipal da Câmara de Castelo de Vide e fica a seu cargo com os pelouros das obras, arborização e biblioteca.
Entre 1983 e 1989 dedica-se ao projecto de decoração do Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide que engloba trabalhos de arquitectura, artes decorativas e pintura mural.
O projecto da Fonte da Senhora da Penha data de 1990 e o do túmulo do capitão Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, de 1992.
Em 1997 o então IPPAR classifica o jardim e a sua casa na Torrinha como sendo de “valor concelhio”. © NCV
Vd mais notícias sobre o pintor AQUI.

Sem comentários:
Enviar um comentário