No passado sábado, dia 15 de Junho, reuniu na Casa Diocesana de Mem Soares, em Castelo de Vide, o Conselho Diocesano de Pastoral sob a presidência do Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.
Apenas 60 padres para 161 Paróquias
De acordo com um comunicado difundido pela Diocese, o Secretário Diocesano da Pastoral “apresentou ao Conselho a situação diocesana do nosso presbitério (para as 161 paróquias existem apenas 60 padres diocesanos e 9 religiosos e de todos estes sacerdotes, a grande maioria tem mais de 61 anos), do diaconado permanente e dos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) e Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero (MECDAP)”.
Perante esta “falta de vocações, o Conselho refletiu sobre a necessidade de escolher polos ou centros de irradiação pastoral bem como a valorização de ministérios laicais sem descorar a pastoral vocacional nas paróquias”.
Salvaguarda do património das Paróquias
“A salvaguarda do património das paróquias foi também refletida e diante da pouca sensibilidade para os valores ao serviço da evangelização, o Conselho apontou aos Conselhos Económicos Paroquiais esta responsabilidade pelo levantamento e salvaguarda deste arquivo patrimonial”.
Ponto da situação do Sínodo Diocesano
“Aos conselheiros foi também comunicado o ponto da situação do Sínodo Diocesano sendo de realçar o trabalho dos grupos sinodais e a necessidade de apresentarem as reflexões e propostas até ao próximo dia 30 de junho”.
Assembleia Diocesana a 5 de Outubro
“Os mesmos debruçaram-se ainda sobre a próxima Assembleia Diocesana a realizar na Igreja de Nossa Senhora do Valongo em Castelo Branco a 5 de Outubro próximo para a presentação do guião e motivação dos grupos sinodais”.
Encerramento do Ano da Fé em Portalegre a 24 de Novembro.
“Mais foi recordado o encerramento do Ano da Fé em Portalegre a 24 de novembro.
Em relação ao Curso de Aprofundamento da Fé (CAF), o Conselho foi de opinião positiva em relação à sua realização em cada Arciprestado para uma maior formação contínua dos leigos e esta crescerá muito mais se se criarem equipas arciprestais de formação”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário