18 de junho de 2013

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral
analisou situação global da Diocese na Mem Soares


No passado sábado, dia 15 de Junho, reuniu na Casa Diocesana de Mem Soares, em Castelo de Vide, o Conselho Diocesano de Pastoral sob a presidência do Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.
Apenas 60 padres para 161 Paróquias
De acordo com um comunicado difundido pela Diocese, o Secretário Diocesano da Pastoral “apresentou ao Conselho a situação diocesana do nosso presbitério (para as 161 paróquias existem apenas 60 padres diocesanos e 9 religiosos e de todos estes sacerdotes, a grande maioria tem mais de 61 anos), do diaconado permanente e dos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) e Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero (MECDAP)”. 
Perante esta “falta de vocações, o Conselho refletiu sobre a necessidade de escolher polos ou centros de irradiação pastoral bem como a valorização de ministérios laicais sem descorar a pastoral vocacional nas paróquias”. 
Salvaguarda do património das Paróquias 
“A salvaguarda do património das paróquias foi também refletida e diante da pouca sensibilidade para os valores ao serviço da evangelização, o Conselho apontou aos Conselhos Económicos Paroquiais esta responsabilidade pelo levantamento e salvaguarda deste arquivo patrimonial”. 
Ponto da situação do Sínodo Diocesano
“Aos conselheiros foi também comunicado o ponto da situação do Sínodo Diocesano sendo de realçar o trabalho dos grupos sinodais e a necessidade de apresentarem as reflexões e propostas até ao próximo dia 30 de junho”. 
Assembleia Diocesana a 5 de Outubro
“Os mesmos debruçaram-se ainda sobre a próxima Assembleia Diocesana a realizar na Igreja de Nossa Senhora do Valongo em Castelo Branco a 5 de Outubro próximo para a presentação do guião e motivação dos grupos sinodais”. 
Encerramento do Ano da Fé em Portalegre a 24 de Novembro.
“Mais foi recordado o encerramento do Ano da Fé em Portalegre a 24 de novembro.
Em relação ao Curso de Aprofundamento da Fé (CAF), o Conselho foi de opinião positiva em relação à sua realização em cada Arciprestado para uma maior formação contínua dos leigos e esta crescerá muito mais se se criarem equipas arciprestais de formação”. © NCV

Sem comentários: