“Na programação Andanças’2013, o corpo é peça chave que se quer descobrir sob diferentes âmbitos”, refere um comunicado da organização, a PédeXumbo – Associação para a Promoção de Música e Dança.
“Nos concertos, bailes, oficinas de danças ou oficinas instrumentos explora-se o corpo enquanto instrumento artístico, produtor de movimentos e de sons, que se transformam em danças ou músicas. Nas oficinas de relaxamento e de aquecimento e nas danças sociais, descobre-se o corpo enquanto veículo de conexão com o Eu e ligação ao Outro. Por fim, encontra-se o Corpo sob o prisma da mente, no mundo das ideias, da imaginação, da criatividade e da reflexão, com conversas, passeios, cinema ou oficinas criativas”.
Oferta de 439 actividades em 7 dias
“Os 7 dias Andanças são preenchidos por 52 concertos com 32 bandas, 90 bailes com 45 grupos musicais, 8 espetáculos de teatro, circo e dança, 51 oficinas de aquecimento e relaxamento com 13 propostas distintas , 105 oficinas de 71 tipos de dança, 14 oficinas de instrumentos, 17 espetáculos de animação de rua, 17 filmes no cinema ao ar livre, 8 conversas-palestras, 6 oficinas de gastronomia local, 47 oficinas criativas com 26 atividades diferentes, 24 visitas culturais a 10 espaços distintos”.
“Para os mais novos e entre as áreas referidas há 85 atividades que lhes são especialmente direcionadas”, continua o mesmo documento.
“A grande extensão e variedade de propostas tem como objetivo oferecer um grande leque de possibilidades aos participantes, criando um espaço de liberdade, para que cada um elabore o seu próprio percurso, de acordo com os seus gostos e escolhas pessoais”.
Não há “cabeças de cartaz”
“Contrariamente aos demais festivais, no Andanças não existem “cabeças de cartaz”. Em vez disso, procura-se dar igual visibilidade aos diferentes projetos, mantendo todos ao mesmo nível, independentemente de serem os mais conhecidos, reputados, antigos ou amadores”.
“Na proposta deste ano, a música continua a fazer parte integrante da programação como elemento essencial à movimentação dos corpos, às aproximações entre pessoas e à construção de espaços de encontro e aprendizagem, numa dança que além de corpos dinamiza ideias”.
A "descoberta de um novo local"
“A diversidade de públicos do Andanças e a multiplicidade de atividades, permitem a construção de uma rede espessa e dinâmica de interações, que transformam o festival numa aldeia global. O Andanças 2013 respira a Descoberta de um novo local e das novas experiências que a programação quer partilhar nesta semana que não dorme”. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário