7 de julho de 2013

Alerta laranja coloca Bombeiros locais
em grau máximo de prontidão

Na sequência do alerta laranja decretado pela Proteção Civil Nacional, através da ANPC, o Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide reforçou desde o princípio da manhã de ontem, dia 6, os meios de combate e coordenação face a possíveis ocorrências, nomeadamente incêndios florestais. 
Para além da equipa de combate a incêndios florestais (cinco bombeiros e uma viatura) e a equipa de apoio logístico de combate a incêndios (2 bombeiros e uma viatura tanque de grande capacidade) o Corpo de Bombeiros, tem também em grau máximo de prontidão, mais uma equipa de combate a incêndios (5 bombeiros e uma viatura), e ainda uma equipa de comando e controlo, constituída por um elemento de comando e um elemento de chefia do CB, bem como viatura própria para o desempenho da função. 
Disponibilidade permanente 
Segundo apurou também o NCV, em caso de necessidade, de dúvidas ou de esclarecimento, as pessoas poderão contactar a qualquer hora, o Corpo de Bombeiros através do telefone 245901444, ou através das linhas nacionais saúde 24, para esclarecimentos ou 112 em caso de incêndio ou doença. 
Medidas preventivas de incêndios florestais 
O Comando do Corpo de Bombeiros deu ainda a conhecer algumas medidas que possam, minimizar, o aparecimento de incêndios florestais, que a seguir divulgamos 
Evitar o trabalho com alfaias agrícolas mecanizadas; 
Não fumar ou foguear nos locais onde exista perigo de propagação de incêndios; 
Não utilizar viaturas para passeios no interior de campos agrícolas, caminhos ou zonas florestais; 
Em caso de necessidade contactar de imediato através do 112 ou do nº de telefone do CB Castelo de Vide (245901444) 
Outros conselhos para pessoas 
Para alem destas medidas, recomenda-se ainda, a não exposição ao calor por todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis (idosos, doentes e crianças) especialmente nas horas de maior incidência de calor (11h até as 18H). 
Utilização de roupas de cor clara, leves (algodão) e largas. 
Proporcionar uma boa hidratação, com consumos de líquidos adequados, para proporcionar uma boa hidratação, que não deve conter nem bebidas açucaradas nem álcool. 
Evitar se possível, a saída de casa nas horas de maior calor. © NCV

Sem comentários: