22 de julho de 2013

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses:
Castelo de Vide é o 6º melhor
em eficiência financeira (2011-2012)

“O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012 foi publicado na passada semana e coloca o município de Castelo de Vide em sexto lugar no ranking dos melhores municípios de pequena dimensão em termos de eficiência financeira com 448 pontos (resultantes da soma dos últimos três anos)”, refere uma nota distribuída pelo GCP da Autarquia na passada sexta-feira ao final do dia. 
“Na primeira posição está a Câmara de Coruche (Santarém) com 470 pontos, importando salientar que a publicação resulta de uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativamente aos exercícios económicos em 2011 e 2012”. 
“A Câmara de Castelo de Vide encontra-se, segundo a mesma publicação, na terceira posição no ranking de municípios com menor passivo exigível em 2012 (799.227 euros), estando ainda em 25º lugar na lista de Câmaras sem endividamento líquido em 2012 (-360.922 euros)”. 
“Segundo António Pita, Vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, a recuperação financeira efectuada gradualmente ao longo da última década, “só foi possível graças à capacidade de aproveitar os fundos de coesão para a realização de diversas acções materiais e, simultaneamente, ao esforço dos funcionários municipais que muito tem contribuído para a realização de inúmeras iniciativas imateriais com os menores encargos possíveis”. 
“O autarca sublinha ainda o quão “fundamental é para a economia local a existência de uma programação cultural, recreativa e desportiva regular. Sem estas dinâmicas, certamente que a actual crise se repercutiria de modo mais negativo no tecido social e empresarial – que, como sabemos, se alicerça predominantemente nas actividades de hotelaria, restauração e similares”. Para António Pita não existem dúvidas que “os eventos existentes ao longo do ano representam um investimento municipal que a maioria das câmaras não tem e apenas é possível dada a situação financeira do município”. 
A nota do GCP termina informando que “o Anuário dos Municípios Portugueses, desenvolvido pelos investigadores João Costa Carvalho, Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge numa edição da Ordem dos Técnicos Oficiais de Conta, pode ser consultado AQUI. © GCP/NCV

Sem comentários: