30 de julho de 2013

Cinco milhões de euros para “Rota das Judiarias”
- projecto que inclui Castelo de Vide
foi apresentado em Lisboa na sexta-feira



“Na passada sexta-feira foi anunciado em Lisboa pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o investimento de cinco milhões de euros para a criação da Rota das Judiarias – Rotas de Sefarad, um percurso geográfico e cultural dos vestígios sefarditas no território português do qual o município de Castelo de Vide faz parte”.
“O projecto foi apresentado na Biblioteca da Ajuda e António Pita, Vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide representou o município para ouvir o anúncio de que este projecto será pago em 15 % pelo orçamento de Estado e os restantes 85% pelo programa EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein, sendo que a Noruega contribui com cerca de 97%)”.
“Em nota de imprensa distribuída na ocasião, o Gabinete do secretário de estado da Cultura explica que o projecto "visa reforçar a visibilidade e demostrar a riqueza e diversidade da herança cultural portuguesa, recuperando as memórias e fortalecendo diversas marcas culturais". 
As Rotas de Sefarad "valorizam Portugal não só como espaço de referência, mas também de memória e de esperança, num plano de acção onde se destaca a recuperação do património histórico e cultural, bem como a promoção ativa da acessibilidade a esse património, a cidadão portugueses e estrangeiros", clarifica a mesma fonte”.
“Não será demais lembrar que Castelo de Vide faz parte e preside actualmente a direcção da Rede de Judiarias de Portugal, associação de vários municípios e entidades com carácter público mas de direito privado e que tem por fim uma actuação conjunta, na defesa do património urbanístico, arquitectónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica”. © Ana Nunes/GCP/NCV





Sem comentários: