10 de julho de 2013

Conferência da Prof. Teresa Nobre de Carvalho
sobre "o saber médico-botânico" de Garcia de Orta
amanhã na Sociedade de Geografia de Lisboa

A professora Teresa Nobre de Carvalho profere amanhã ao final do dia (18:30 horas) na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, 100) uma conferência intitulada “A reconfiguração do saber médico-botânico proposta por Garcia de Orta em Colóquios dos Simples, e Drogas he Cousas Medicinais da Índia (Goa, 1563)”.
Esta conferência é promovida pela Secção de História da Medicina daquela Sociedade de Geografia de Lisboa. 
A oradora é doutorada em História e Filosofia das Ciências (FCUL), A sua tese versou sobre o tema “O mundo natural asiático aos olhos do Ocidente. Contribuição dos textos ibéricos quinhentistas para a construção de uma nova consciência europeia sobre a Ásia” e foi orientada por Henrique Leitão e co-orientada por Rui Manuel Loureiro.
A professora teresa Nobre de Carvalho tem diversos trabahos publicados sobre Garcia de Orta e o seu tempo, de que se destacam: “Olhar de novo os Coloquios dos Simples de Garcia de Orta”, Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa (2004), Colóquio “Alexander von Humboldt - Garcia de Orta, a viagem de investigação enquanto dialogo de culturas”, Sociedade de Geografia de Lisboa (2007),"Que papel na história da ciência para Colóquios dos Simples e Drogas da India (Goa, 1563), de Garcia da Orta?", Seminários de Estudos de Caso de Cultura Material, Museu de Ciência, (24 Outubro 2008) e "Conversas no interior da India", comunicação apresentada no Colóquio Garcia de Orta e Alexander von Humboldt: errâncias, investigações e diálogo entre culturas (no prelo). © NCV

Sem comentários: