26 de julho de 2013

Rota das Judiarias será apresentada hoje em Lisboa

Será hoje apresentada em Lisboa, na Biblioteca da Ajuda, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a Rota das Judiarias, um percurso geográfico e cultural com base na presença judaica no território nacional, que implicará um investimento global de 5 milhões de euros, quinze por cento dos quais (750 mil euros) apoiados por aquela Secretaria de Estado.
A criação desta Rota das Judiarias é uma iniciativa em parceria com a Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad, criada em 2011 e a cuja primeira direcção preside a Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Na cerimónia estará presente António Pita, vice-presiente da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
O projecto, anunciado em termos gerais na passada quarta-feira, visa criar um “programa de levantamento, reabilitação, organização e disponibilização do património tangível e intangível relacionado com a componente judaica portuguesa”. 
À cerimónia de apresentação estarão presentes também diversas individualidades entre as quais o embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim, e também representantes dos fundadores da Rede de Judiarias de Portugal-Rotas de Sefarad. 
Recorda-se que a Noruega, Islândia e Liechtenstein têm em marcha o programa EEA Grants de apoio a projectos culturais e sociais que visam reforçar as relações com os países do centro e sul da Europa. 
A Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad inclui uma vintena de municípios do país e entidades regionais de turismo, e tem com o objectivo defender o património arquitectónico, histórico e cultural relacionado com a herança judaica. 
Do seu conselho consultivo da rede fazem parte, entr outros, o escritor Richard Zimler, o historiador Elísio Summavielle, o rabino da comunidade judaica de Belmonte, Elisha Salas, e o embaixador de Israel em Lisboa, Ehud Gol. © NCV

Sem comentários: