16 de setembro de 2013

Conselho da Região aprovou por unanimidade
o Plano de Ação Regional 2014/2020

O Plano de Ação Regional 2014-2020 foi aprovado por unanimidade pelo Conselho da Região, em reunião realizada no passado dia 13 de setembro.
Este apoio inequívoco ao documento estratégico do Alentejo é sinal que existe uma identificação não só da realidade como do caminho a ser percorrido para que o Alentejo consiga enfrentar com sucesso os desafios que tem pela frente.
O conjunto de ações a implementar neste documento estratégico resultam de um trabalho conjunto entre os responsáveis pela elaboração do documento, CCDRA, os membros que compõem do Conselho Regional que é presidido pelo Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz José Calixto, e por todos os atores regionais que ao longo dos últimos meses foram dando contribuições até se chegar a uma proposta que representa os anseios dos que entendem que o Alentejo tem condições para entrar definitivamente no caminho do desenvolvimento.
Renovação da base produtiva 
O Plano de Ação Regional – Alentejo 2020 deverá constituir-se como o referencial estratégico para o desenvolvimento do Alentejo e da Lezíria do Tejo no horizonte 2020, e como tal para a aplicação dos fundos comunitários. 
O Conselho Regional órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo representativo dos vários interesses e entidades da Região, aprovou por unanimidade o Plano de Ação Regional 2014-2020, que aponta para uma renovação da base produtiva que lhe permita valorizar a excelência dos seus ativos ambientais, com recurso ao conhecimento e inovação e à qualificação e atração de potencial humano, argumentos geradores de iniciativa empreendedora e de valor acrescentado e potencial competitivo.
Depois de no inicio do ano ter sido aprovado por uma larguíssima maioria o “Documento de Referência para o Plano de Ação Regional Alentejo 2020”, muitos foram os contributos dados pelas diversas entidades da região, públicas e privadas, coletivas e individuais, que foram coordenados pelas equipa que elaborou o Plano agora aprovado.
José Calixto enalteceu trabalho desenvolvido
O Presidente do Conselho da Região José Calixto, enalteceu o trabalho positivo desenvolvido no documento e também o diálogo e a colaboração de todas as entidades do Alentejo que foram chamadas a dar o seu contributo para que o documento merecesse a aceitação de todos os Conselheiros.
Tal como foi por diversas vezes referido pelo Presidente da CCDRA, António Costa Dieb, “na elaboração deste documento estratégico todos foram chamados a colaborar e ninguém ficou para traz”, daí que o resultado final tenha merecido o apoio unânime de todos. 
Metodologia exemplar
A metodologia de trabalho na elaboração deste documento foi considerada exemplar demonstrando um sentido de unidade naquilo que move os representantes das diversas entidades envolvidas. Pode pois considerar-se histórica a unanimidade em torno de propostas concretas que vão de encontro aos anseios de todos e ao objetivo comum de desenvolvimento sustentado do Alentejo. © NCV

Sem comentários: