18 de setembro de 2013

Em resposta a António Pita:
Candidatura socialista reitera ser a favor
da continuação do Andanças em Castelo de Vide

Alegadamente "perante a desresponsabilização e deturpação da verdade por parte de António Pita" a campanha do PS às Autárquicas 2013 em CAstelo de Vide acaba de distribuir um comunicado de imprensa em que "reitera ser a favor da continuação do Andanças em Castelo de Vide". A seguir se publica o respectivo texto na íntegra.
"Apesar de já o ter afirmado em directo no debate sobre as autarquias 2013 realizado pela Rádio Portalegre, a 12 de Setembro, o cabeça de lista da candidatura do PS à autarquia de Castelo de Vide, assim como todos os membros da lista rosa, reiteram mais uma vez ser a favor da continuidade do Festival Andanças no concelho".
"O esclarecimento por parte da candidatura socialista deve-se ao facto do candidato social-democrata, António Pita, andar publicamente a deturpar as informações veiculadas por Tiago Malato aos microfones da rádio, não só no momento do debate mas também nas apresentações políticas realizadas na vila de Castelo de Vide e na aldeia de Póvoa e Meadas".
"A situação foi despoletada depois da candidatura socialista ter denunciado nas redes sociais o facto de a autarquia ter descarregado dejectos humanos na Ribeira da Póvoa, provocando uma fossa a céu aberto".
"Assim, segundo o PS, numa atitude de verdadeira desresponsabilização politica e perante a ausência de argumentos válidos, António Pita optou por adulterar as palavras de Tiago Malato que, por várias vezes, ao microfone da Rádio Portalegre - como pode ser verificado em http://www.radioportalegre.pt/.../autarquicas-2013.html – não só defendeu a continuidade do Festival no concelho, como enalteceu a sua qualidade, valores e conceito".
Durante o debate foram vários os momentos em que fiz questão de referir a qualidade do Festival e da Associação que o promove. Conheço a PéDeXumbo e tenho muita consideração pelo trabalho fantástico que fazem na promoção da música e da dança tradicional”, lembra Tiago Malato.
Não coloco, nem nunca coloquei em causa – tal como afirmei em directo – a mais-valia que o Festival Andanças pode ser para o concelho de Castelo de Vide. As minhas afirmações e da candidatura que lidero prendem-se com o facto da actual autarquia castelovidense não ter tido a capacidade nem a sensibilidade de assegurar pilares fundamentais do evento, como o planeamento, o ambiente e a sustentabilidade”, alega o cabeça de lista do PS às autárquicas 2013".
"De acordo com Tiago Malato, a Câmara Municipal, onde António Pita exerce as funções de Vice-Presidente, não só violou os valores ambientais do evento, como não teve a capacidade de alavancar o potencial do festival criando novas iniciativas paralelas em parceria com os agentes económicos do concelho nem de garantir a sua sustentabilidade.
Durante a emissão da rádio o jornalista Gabriel Nunes chegou mesmo a perguntar a António Pita quais os custos do Andanças para a autarquia. A pergunta, à semelhança de tantas outras, não teve resposta por parte candidato laranja”, alega Malato, lembrando que a Câmara não apresenta contabilidade de custos desde 2007, apesar do Tribunal de Contas a ter solicitado em 2009".
"Segundo a candidatura socialista, “basta ouvir o debate e verificar que para encapotar a verdade dos factos António Pita optou por uma estratégia de comunicação vazia de qualquer ideia, projecto ou conteúdos, afirmando constantemente em público ‘que se o andanças por acaso sair de Castelo de Vide alguém vai ser responsável, alguém vai ser chamado a essa responsabilidade’, desresponsabilizando-se, como se não fizesse parte do executivo que tinha por obrigação criar as condições necessárias ao bom nome do evento”.
António Pita foi ainda mais longe, utilizado expressões como ‘maus Castelovidenses, detractores do evento ou pessoas que não gostam assim tanto de Castelo de Vide’ para justificar e tentar distrair a atenção dos ouvintes para o acidente ambiental provocado pela Câmara onde é Vice-presidente".
"A candidatura liderada por Tiago Malato sugere que, em nome da verdade dos factos, os castelovidenses e povoenses oiçam novamente o debate gravado pela Rádio Portalegre e leiam a notícia publicada no blog http://castelodevideacontece.blogspot.pt".

Sem comentários: