A Fundação Cidade de Ammaia promove no próximo dia 6 de Setembro, pelas 17 horas, uma conferência na Casa da Cultura em Marvão sobre “Ammaia, seis anos de investigação. A criação de um laboratório de campo europeu para a pesquisa arqueológica não-destrutiva”.
Esta conferência, proferida pelos Professores Cristina Corsi da Universidade de Cassino de Itália e Frank Vermeulen da Universidade de Gent na Bélgica; são ambos convidados pela Universidade de Évora como coordenadores do projecto global levado a cabo na Ammaia nos últimos anos onde se integra o projecto Radio-Past. Na ocasião será ainda apresentado um livro com os resultados deste importante projecto.
Algumas das questões abordadas referem como era a Cidade Romana de Ammaia no seu tempo e o que o projecto Radio-Past nos mostra hoje dessa Cidade romana, refere a nota de imprensa da Fundação.
Esta conferência insere-se no âmbito das “Conferências da Ammaia, Professor José Mattoso” e no final será servido um Marvão de Honra, oferecido pela Câmara Municipal de Marvão.
A Cidade de Ammaia
A Cidade de Ammaia é o mais importante vestígio da sua época. Está localizada no norte Alentejo, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no concelho de Marvão, freguesia de Sº Salvador da Aramenha.
A sua área central é constituída pela Quina do Deão e pela Tapada da Aramenha, numa área aproximada de 25ha.
Embora as suas ruínas tivessem sido classificadas como Monumento Nacional em 1949, estiveram abandonadas até finais de 1994. A partir dessa data e com o aparecimento da Fundação Cidade de Ammaia desenvolveram-se todos os esforços no sentido de estudar e preservar o que resta desta importante cidade.
Ammaia foi elevada a Civitas por volta do ano 44/45 d.C. tendo obtido o estatuto deMunicipivm ainda durante o séc. I d.C., no entanto apenas existem dados sobre o mesmo no reinado de Lúcio Vero, no ano de 166 d.C. © NCV
A entrada é livre e gratuita bastando apenas efectuar a inscrição através do número de telefone do Museu – 245 919 089.
Sem comentários:
Enviar um comentário