19 de outubro de 2013

Concerto de estreia da TriPHONIA hoje à noite pode ter segunda sessão a partir das 23:30 horas

O músico Augusto Vintém acaba de informar através do Facebook que, tendo em conta “os muitos pedidos para o Concerto/Estreia da TriPHONIA, para a sessão das 21,30h, caso se justifique, disponibilizamos uma 2ª Sessão a partir das 23,30h”.
Como o NCV tem vindo a noticiar, este concerto está marcado para a noite de hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Castelo de Vide, cuja lotação está limitada a 80 lugares.
A TriPHONIA, segundo Augusto Vintém, “é um projecto apostado na sonoridade do piano, da guitarra e da percussão como suporte da voz. Vocaciona-se para vivência de músicas do mundo maximizando estruturas melódicas, harmónicas e rítmicas como forma de expressão do colectivo. Privilegia-se a apresentação em espaços que permitam rentabilizar a proximidade com o público”. 
Para além de Augusto Vintém (piano e voz grupo inclui ainda Jerónimo Curinha (guitarra e voz) e Luís Varatojo (percussão).
Neste concerto de estreia junta-se-lhes a "participação especial" de Vera Soldado e também um "momento de poesia" dos poetas castelovidenses Cristovam Pavia e Francisco Bugalho declamados por João Filipe Bugalho, respectivamente irmão e filho dos autores. © NCV

Biografias dos músicos da TriPHONIA
Augusto Vintém – Piano e voz.
Estudou no Conservatório Regional de Castelo Branco. É diplomado com o Curso Superior de Composição, Curso Superior de Canto e Curso Geral de Piano, pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Prestou Provas Públicas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica para Professor Adjunto do Ensino Superior Politécnico na área da Expressão e Educação Musical (<=>) Mestrado-Instituto Politécnico de Portalegre-Escola Superior de Educação. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Participou desde muito jovem em diversos grupos musicais. Foi Maestro fundador do Orfeão de Portalegre. É um dos compositores portugueses referenciados, na área da música clássica/erudita, pelo Ministério da Cultura-Secretaria de Estado da Cultura – Instituto das Artes-depositário Escola Superior de Música de Lisboa, com obras de referência a nível nacional e Internacional. Recentemente escreveu, para o guitarrista espanhol Paco de Lucía, a obra “Maia Raiana” para guitarra flamenca, guitarra Portuguesa e quinteto de cordas. Na área da música ligeira, compôs recentemente, para o cantor português José Cid, a canção (música) “Alguém Viveu Nesta Casa” com letra de Maria Luísa Baptista (a sair no próximo CD).
Continua a docência no seu Atelier de Produção Musical, numa perspetiva de projeção de novos valores, nas áreas da Composição Musical, Piano, Técnica Vocal e Canto.
Jeronimo Curinha (Jominho).Voz e Guitarra. 
Autodidata. Influências musicais dos anos “60”, dos “Beatles” aos fados de Coimbra, às baladas de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Vitorino. Colaborou em espetáculos de Pedro Barroso e do próprio Zeca com quem cantou em “dueto” no Convento de Santa Clara em Portalegre. Fez parte do grupo de música popular “Os malteses” com António Eustáquio, Picado e João Matela. Em Torres Novas integrou o Coral Phidellius dirigido pelo Maestro José Robert, e em Lisboa, participou em vários eventos, através do departamento de cultura das Forças Armadas denominado “ALERTA ESTÁ”. Influenciado por Amália Rodrigues e Carlos do Carmo (entre outros) canta em Lisboa nas mais variadas casas de fado. Na velhinha “Márcia Condessa” com ela própria, no Lusos com Manuel de Almeida e o “Marceneiro filho” acompanhado à guitarra pelo saudoso Jaime Santos (pai), na Parreirinha de Alfama com Maria da Fé e Ana Rosmaninho da Revista. Quanto a espetáculos teve a honra de participar com Carlos do Carmo, Vicente da Câmara, José da Câmara e Luz Sá da Bandeira, António Pinto Bastos Nuno da Câmara Pereira e António Melo Correia. Na Bélgica no Museu de Ghant e em Bruxelas, e no Canadá, por duas vezes, na “Casa do Alentejo” em Toronto. Atuou no Porto no restaurante “D. Tonho” de Rui Veloso. Foi a voz do grupo “Quadrante” que atuou na maioria dos auditórios e concelhos do Distrito de Portalegre, e do grupo “Classicante” que venceu o prémio da música em Portalegre, entregue no palácio Póvoas“ pelo realizador de cinema João Botelho, por este facto abriu a primeira parte do concerto de Sérgio Godinho na Fábrica Robinson em Portalegre. Tem projeto musical com os prof. António Eustáquio e Vitor Miranda, que encerrou o programa da “Feira Medieval”, em Castelo de Vide, e também atuou no convento de S. Francisco. A solo ou com os aludidos grupos, atuou cerca de 6 vezes na “Feira de Artesanato do Crato”. Ingressou no Conservatório Regional de Portalegre, onde iniciou estudos de guitarra com o professor Filipe Máximo, dando continuidade em guitarra e canto, com o professor Augusto Vintém, com quem constitui parte integrante do projeto musical TriPHONIA. 
Luis Varatojo baterista/percussionista 
Multifacetado, com uma carreira de 23 anos na música, teve aulas particulares com o Professor Alexandre Frazão, estudou no Hot Clube Português com o Professor Carlos Vieira, e com o professor Osvaldo Pegudo, frequentou, masterclasses com Hall Galper, Carlos Bica, Omer Avital, Henry Martin, Mark Ollen entre outros. Trabalhou com Polo Norte, José Cid, Celia lawson, Reunion big band, Silvie C , Gustavo Godoi, Melo D, Miguel Angelo, Anabela, Maestro Jaime Oliveira, Maestro Augusto Vintém...Tendo gravado inúmeros álbuns , e atuado em muitos espetáculos , por todo pais. Atualmente colabora com o projetode Jazz/blues "catman" e também com o projeto de soul quarteto de "Kiara Timas".

Sem comentários: