20 de outubro de 2013

Professor Jorge Oliveira descobriu esta semana
arte rupestre esquemática
sob as muralhas do castelo de Marvão

Foto © Jorge Oliveira/NCV

Foto © Jorge Oliveira/NCV

Foto © Jorge Oliveira/NCV
Foram descobertos esta semana pelo professor Jorge Oliveira os primeiros vestígios de arte rupestre esquemática sob as muralhas do castelo de Marvão. 
O arqueólogo confiou ao NCV que “na passada quarta feira resolvi fazer umas fotos fora da muralha de Marvão para um livro que estou a preparar. E qual não foi o meu espanto confirmava algo de que já há muito suspeitava: nas superfícies mais planas da crista quartzítica mesmo sob a muralha apresentavam algumas pinturas rupestres, maioritariamente esquemáticas, atribuíveis ao Neolítico e ao Calcolítico, balizáveis assim entre o 4º e o 3º milénio antes de Cristo”. 
“Provavelmente porque se trata duma zona vivenciada intensamente e muitas vezes em ambientes bélicos as que foi possível ver nessa curta visita estão algo danificadas.”, acrescentou. 
Mais prospecções até ao final deste mês 
“Prevemos que até ao final deste mês, e no âmbito dum projecto investigação sobre a arte rupestre de S. Mamede, e em colaboração com Clara Oliveira que está a ultimar uma tese de doutoramento sobre esta temática, possamos, como apoio da Câmara Municipal de Marvão, proceder a mais prospecções na encosta de Marvão”. 
De facto, para o especilaista “estas pinturas agora descobertas poderão ser a ponta do icebergue que se esconderá nas reentrâncias desta impressionante crista quartzítica”. © NCV

Sem comentários: