O Comando Territorial de Portalegre da GNR anunciou que vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona no período entre 1 Novembro do corrente ano até 31 Janeiro de 2014.
De facto, com o intuito de “promover um clima de segurança e protecção de pessoas e bens durante o desenrolar da campanha da azeitona”, o Comando da GNR de Portalegre vai desenvolver, à semelhança de anos anteriores, a Operação “Colheita aa Azeitona 2013” que engloba “várias ações de policiamento e fiscalização e prevê ainda o estabelecimento de contactos com as associações de produtores”.
Acções extraordinárias de fiscalização
“São realizadas em simultâneo outras acções extraordinárias de fiscalização, quer nas vias de acesso aos lagares de azeite, nos locais de recolha e armazenamento, quer nos pontos de passagem de fronteira a fim de controlar e verificar a circulação de azeitona, a documentação inerente ao seu transporte e proveniência, com vista a prevenir e reprimir, se for caso disso, o furto deste produto agrícola”.
Expressão regional da olivicultura
“O distrito de Portalegre caracteriza-se como uma região agrícola por excelência, na qual tem grande expressão a olivicultura e seus derivados, principalmente a sua preparação, transformação e produção em lagares de azeite”.
“Nos últimos anos verificou-se um aumento dos crimes de furto que têm como objeto este fruto, ocorrendo os mesmos, normalmente, após a colheita e antes da entrega da azeitona nos lagares. Pela expressão que este tipo de criminalidade assume, a mesma apresenta um forte impacto ao nível económico para os proprietários das explorações e, consequentemente constitui factor de insegurança junto das populações”. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário