“Conforme o previamente anunciado, no passado dia 2 do novembro, decorreu a homenagem aos antigos Combatentes do Ultramar, no cemitério municipal de Castelo de Vide”.
“Junto ao respetivo talhão, o presidente da Câmara António Pita fez uso da palavra afirmando que "estas homenagens, apesar de simples e breves, são profundas no significado, porquanto levam os presentes ao reencontro da história mais recente, valorizando os homens, quer heróis, quer ilustres anónimos, que combateram pelo ideal chamado Pátria, pondo em risco as próprias vidas". O edil terminou acrescentando que "o momento era sobretudo daqueles que já partiram, pelo que se devia ouvir o silêncio das recordações e o exemplo que eles nos deixaram", pedindo um minuto de silêncio em suas memórias”.
“De seguida, falou o Presidente do Núcleo de Portalegre da Liga dos Combatentes João António de Matos Barreto, que agradeceu a todos os presentes o facto de se associarem à cerimónia, elevando assim a dignidade do ato. Enalteceu o papel dos combatentes na luta que travaram em prol da defesa de valores pátrios e que hoje as sociedades atuais minimizam quando não desprezam. Sublinhou que a única forma de retribuir para com aqueles que sofreram e lutaram pelo sonho Portugal era o sentido do dever em estar-se presente em atos deste género que foram replicados noutros cemitérios do distrito”.
“Estiveram igualmente presentes, para além do Sr. Vereador João Palmeiro e outros membros da direção da Liga, os presidentes e demais membros das Juntas de Freguesia do concelho que, juntamente com alguns populares confortaram a família do recentemente falecido ex-combatente António Belo”. © GCP/NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário