7 de abril de 2014

JSD Regional identifica situação da Coudelaria como ”a” oportunidade de Alter do Chão”

“A Comissão Política Regional de Portalegre da JSD realizou, no final do passado mês em Alter do Chão, o segundo Roteiro pelos municípios do Distrito de Portalegre.
Após a visita a todas as freguesias do concelho alterense, a JSD dá destaque à situação que vive actualmente o ex libris do concelho, de toda a região e de Portugal – a Coudelaria –, pela sua história, pelo investimento publico lá efectuado e pela marca que representa Alter Real. 
É de lamentar o abandono quase geral e o estado de degradação de algumas infraestruturas e de questionar, ao mesmo tempo, para que serviram alguns apoios comunitários para construção de espaços “imprescindíveis” à manutenção das actividades equestres, uma vez que aos mesmos não lhes são dados uso. A extinção da Fundação Alter Real não pode explicar tudo. 
Olhando para o passado e projectando o potencial ali existente, a JSD considera que a criação e o apuramento da raça equina Alter Real, alicerçada numa boa utilização dos ricos solos e na existência de vastos espaços disponíveis, deverá ser um dos objectivos primordiais da actual e futura gestão, devolvendo-se assim o papel de gerador de emprego e desenvolvimento local e regional à Coudelaria. 
Por um lado, permite-se a recuperação do passado; por outro, projecta-se um futuro próspero. 
A situação a que chegou o histórico e valioso património ali depositado, e lá fora tão reconhecido, não pode deixar indiferentes os actores públicos e políticos, correndo-se o risco da mesma se manter durante muito mais tempo. 
No que respeita à visita feita às freguesias, a JSD realça, desde logo, a salubridade com que as mesmas se apresentam e também o facto de todas estarem dotadas de equipamentos sociais fundamentais, tais como lares e extensões de saúde. São aspectos básicos mas essenciais no que toca à boa gestão dos territórios e da resposta às necessidades das populações. 
Outra evidência, que não passa ao lado da JSD, é o acentuado despovoamento e carência de gerações mais jovens. Este é um desafio muito sério e transversal que afecta o nosso distrito e o interior do país, ao qual esta juventude partidária não deixará de prestar atenção e tentar combater. 
Os Roteiros da JSD Regional de Portalegre têm como objectivo avaliar as potencialidades e os problemas com maior destaque de cada um dos concelhos do Alto Alentejo, tendo sido Campo Maior o primeiro concelho a receber um Roteiro”.

Sem comentários: