19 de maio de 2014

António Pita enalteceu projetos transfronteiriços na
Jornada Nacional para a Conservação da Natureza

Decorreu este fim-de-semana a XV Jornada Nacional para a Conservação da Natureza e Educação Ambiental, no Salão de Conferências do Hotel Sol e Serra.
De acordo com uma nota publicada no sítio Internet da Autarquia, "o encontro, por iniciativa do FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens) e parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, destinou-se a professores, a técnicos do município e todos os profissionais ligados ao ambiente e à educação para o desenvolvimento sustentável".
"As jornadas tiveram como objetivos principais fomentar a responsabilidade ecológica e cívica, promovendo a partilha de conhecimento, contando para o efeito com a colaboração de conceituados oradores e a partilha de experiências".
"Na sessão de abertura estiveram presentes individualidades como o Presidente do FAPAS, Professor Paulo Santos, a Presidente do ICNF, Eng.ª Paula Sarmento, em representação do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dr.º Miguel de Castro Neto, o representante do Centro de Formação CEFOPNA, Eng.º Manuel António Pinheiro, o representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Eng.º Augusto Serrano e, naturalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita".
António Pita enalteceu projetos transfronteiriços
"O Presidente do Município iniciou o discurso agradecendo a presença e desejando as boas vindas a todos os oradores e participantes, que chegaram do Norte ao Sul do país, e ilhas. Salientou, de seguida, a importância dos projectos estabelecidos entre o património natural português e o território transfronteiriço".
"O dia 1, sábado, foi dedicado quase exclusivamente à conservação da natureza, destacando algumas espécies naturais que habitam em território português e espanhol, como a Águia Imperial (Aquila Adalberti) em Portugal, o Lince Ibérico no Alentejo, a Águia-Pesqueira no Alqueva, o Coelho-Bravo, a Águia-Caçadeira, entre outros".
"No dia 2, domingo, as jornadas dedicaram atenção à temática Educação Ambiental, havendo tempo para a intervenção de Rui Leal da Associação PédeXumbo, que abordou a sustentabilidade do Projeto Andanças".
"Ao inicio da tarde foram desenvolvidas atividades em simultâneo, como a visita à Escarpa da Esparoleira, atividades educativas sobre morcegos e ateliers vários.
No final das jornadas houve ainda tempo para todos os intervenientes e participantes apreciarem os produtos regionais, que tão bem caracterizam a nossa terra". © NCV




Sem comentários: