20 de maio de 2014

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo:
boleima, sarapatel e Festival Andanças


Prossegue em Lisboa, a Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Santo Antão), que tem lugar até ao próximo sábado dia 24 de Maio.
Para hoje, terça-feira dia 20 de Maio, o programa prevê a realização de um workshop de boleima de maçã (18 horas), de um "showcooking" de sarapatel (19 horas) e o prato típico na ementa será o ensopado de borrego.
Pelas 20 horas terá ainda lugar uma sessão de promoção divulgação do Festival Andanças 2014 (4 a 10 de Agosto na barragem de Póvoa e Meadas), com a participação de Celina Piedade, uma aula aberta de canto tradicional e baile cantado.
Tertúlia da Juventude
Amanhã, quarta-feira dia 21 de Maio, o prato típico na ementa serão as migas e terá lugar a Tertúlia da Juventude, um encontro de jovens académicos e amigos caselo-videnses a viver em Lisboa.
"Encontro aberto" a amigos de Castelo de Vide
Na quinta-feira, dia 22 de Maio, o programa refere um "encontro aberto" a amigos de Castelo de Vide e o prato típico na ementa é o cachafrito.
Apresentação da ARANA e arruada pela banda de Póvoa e Meadas
Na sexta-feira dia 23 de Maio, com alhada de cação na ementa, o programa inclui, pelas 16 horas, a apresentação da ARANA-Associação Regional do Artesnato do Alto Alentejo.
Depois à noite (21 horas) haverá arruada do Rossio até às Portas de Santo Antão pela Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas.
Rancho de Nossa Senhora da Alegria
A Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo termina no sábado dia 24 de Maio. Na ementa a sopa de tomate.
Pelas 16 horas terá lugar um "atelier de castanha criativa" por Maria José Miranda, incluindo a confeção de bordados com castanha e apresentação de produtos de castanha.
O encerramento estará a cargo do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria que actuará pelas 18 horas. 
Diversas actividades das 10 às 22 horas
Diariamente entre as 10 e as 22 horas, o programa integra inúmeras actividades que visam promover a doçaria tradicional (coma presença de doceiras), divulgar o artesanato local (com artesãos a trabalhar ao vivo) e a imagem turística local (com atendimento personalizado). Diariamente repetem-se o
workshop de boleima de maçã (18 horas) e o "showcooking" de sarapatel (19 horas) com  participação de doceitros e cozinheiros diferentes.
Para além disso, a ementa do restaurante da Casa do Alentejo incluirá todos os dias um prato típico local diferente (migas, cachafrito e alhada de cação). © NCV

Sem comentários: