10 de junho de 2014

No 85º aniversário natalício
do amigo João Barrento

Dia de Camões é também a data em que se assinala o nascimento do Amigo João José Salgueiro Barrento. Foi em 1929 que o João nasceu. Cumpre-se, pois, hoje 85 anos sobre tão distinta data.
Infelizmente o Barrento deixou-nos a 03 de Setembro de 1996. Já lá vão quase 18 anos de muita saudade!
Já muito se escreveu acerca do João Barrento. No entanto muito há ainda, e sempre, a dizer e a recordar…
Hoje evocamos parte de uma conversa que ele teve em 1994 – há duas décadas – com uns jovens. Tinha o João 63 anos.
Informa que nasceu na Rua Miguel Ferreira mas que viveu quase sempre ao lado, ali na Rua do Ouro. Segreda ser grande adepto do Benfica e que pertence à Direcção da Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro.
E conta a Lenda da Senhora da Penha: A Capela era para ser construída junto da Fonte Santa. Mas os pedreiros deixavam lá as ferramentas para começarem a trabalhar. Só que no dia seguinte, quando lá chegavam, encontravam-nas num local mais acima – onde hoje se encontra. O povo, pensando ser esta a vontade de Nossa Senhora, assim fez. Logo considerou-se este um local sagrado. E Nossa Senhora da Penha tem feito muitos milagres.
Revela que no seu tempo havia muitos medos: um vulto, uma arvore a mexer, um animal que aparecia, tudo era medo.
Não acreditava em lobisomens, segreda.
E conta mesmo a historia do medo causado ás pessoas por um boi que aparecia, na Senhora da Vitoria, a arrastar correntes.
Noutra oportunidade daremos mais informação deste trabalho e agradecemos desde já ao Jorge, ao Miguel, ao Paulo e à Deolinda. © JRR/NCV
Ver mais notícias sobre este assunto AQUI.

Sem comentários: