30 de junho de 2014

Nova edição do Livro de Salgueiro Maia lançada amanhã em Lisboa no dia em que faria 70 anos


Clicar na imagem para ampliar  capa.
Salgueiro Maia é homenageado em Lisboa amanhã, terça-feira, 1 de Julho, dia em que faria 70 anos, com o lançamento de uma nova edição (aumentada) da sua obra “Capitão de Abril”.
A cerimónia decorre na Associação 25 de Abril, em Lisboa, pelas 18:30 horas, e a apresentação estará a cargo do coronel Vasco Lourenço. Natércia Salgueiro Maia e o biógrafo António de Sousa Duarte também participam na sessão.
O livro, escrito por Salgueiro Maia, com histórias da Guerra Colonial e do 25 de Abril, regressa às livrarias numa edição aumentada. Aos depoimentos que complementam a 1.ª edição, de Carlos de Matos Gomes, Francisco Sousa Tavares, Maria Manuela Cruzeiro e Vasco Lourenço, juntam-se agora os de António Sousa Duarte, Armando Fernandes e João de Melo.
Por outro lado, Capitão de Abril contém ainda duas entrevistas – a primeira, cedida em 1974 a Adelino Gomes, e outra de 1988, a Fernando Assis Pacheco – e a reprodução fac-similada do relatório da “Operação Fim do Regime”.
Fernando José Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944, em Castelo de Vide. Faleceu em 1992, após uma dura luta contra o cancro, tendo sido agraciado nesse ano, a título póstumo, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Torre e Espada. Está sepultado em campa rasa no cemitério municipal de Castelo de Vide, de acordo com o seu pedido expresso. © NCV
 

Sem comentários: