9 de junho de 2014

Rádio Portalegre: Morreu Francisco Feitinha
um dos "pais" da saúde materna
e do planeamento familiar


Francisco Feitinha, um dos “pais” da saúde materna e planeamento familiar, juntamente com Albino Aroso, morreu domingo ao final da noite, vítima de doença prolongada.
O médico, que em 2009, deu nome à maternidade da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, no hospital de Portalegre, tinha 80 anos, e encontrava-se institucionalizado no lar da Misericórdia de Ponte de Sor.
Em Portalegre, Francisco Feitinha criou em 1970 o Serviço de Obstetrícia no hospital da Santa Casa da Misericórdia local, assumindo a sua direção dois anos depois.
Em 1974, e no então novo hospital de Portalegre, manteve o cargo, que ocupou até finais de julho de 2003, quando atingiu a aposentação.
Pelo meio, Francisco Feitinha, desempenhou, entre os anos de 1978 e 1980, o cargo de Governador Civil do Distrito de Portalegre, a convite do então primeiro-ministro, Mário Soares.
O funeral de Francisco Feitinha realiza-se terça feira em Valongo, concelho de Avis. © Gabriel Nunes/Rádio Portalegre/NCV

Comunicado da Administração da ULSNA
O Conselho de Administração, em nome da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, manifesta o seu profundo pesar pela morte do Dr. Francisco Feitinha, figura que para sempre permanecerá associada ao Hospital de Portalegre e à Região, pelo percurso e extrema dedicação ao serviço da Saúde Feto-Materno-Perinatal e do Planeamento Familiar, dando nome à Maternidade da ULSNA.
Registamos as manifestações de pesar que entidades públicas nos fizeram chegar.
À Família do Dr. Francisco Feitinha apresentamos sentidas condolências
O CA da ULSNA, em Portalegre, aos 9 de Junho de 2014.

Sem comentários: