Passados 9 meses do lançamento da primeira pedra (vd notícias AQUI), o Parque Eólico do Alto dos Forninhos, sito na Serra de São Mamede (Portalegre) foi oficialmente inaugurado no passado dia 12 de Setembro numa cerimónia que contou com a presença de Albert Eberhard (Presidente da Energetus, empresa responsável pela sua construção), Adelaide Teixeira (Presidente da Câmara Municipal de Portalegre) e Pedro Cabral (Director-Geral de Energia e Geologia).
Num investimento total de cerca de 9 milhões de euros, o Parque Eólico de Portalegre é constituído por 4 aerogeradores de 2MW, permitindo a Portugal reduzir a dependência energética do exterior.
Na ocasião, Adelaide Teixeira congratulou-se pelo sucesso na concretização deste projecto pela sua importância para Portalegre, e para a região, em termos de redução das emissões de CO2.
Por seu lado, Albert Eberhard realçou a importância da cooperação com as entidades locais e regionais para a concretização deste projecto. E Pedro Cabral destacou a importância deste projecto no seio da estratégia energética nacional dando especial ênfase à continuidade de aposta no aproveitamento dos recursos endógenos.
A AREANATejo foi a entidade responsável pelo mapeamento do recurso eólico que permitiu a viabilização da concretização do projecto. Tiago Gaio, Director Técnico da AREANATejo, destacou que a produção anual de 25 GWh de energia eléctrica renovável será equivalente ao consumo de energia eléctrica do sector doméstico da cidade de Portalegre. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário