23 de outubro de 2014

Faleceu Manuel Calixto Pereira


Parecia vender saúde. Mas há poucos meses, aquele vulto crescido e bem constituído de Manuel Calixto Pereira, ou Mané Calixto como era mais conhecido, começou a mostrar-se debilitado. Ainda foi tratado no IPO de Lisboa, mas não resistiu. E na quarta-feira 22 de Outubro, logo pela manhã e no Hospital de Portalegre, o "Mané" deixou-nos.
Manuel Maria Calixto Pereira nasceu na freguesia de Santiago Maior, em Castelo de Vide a 15 de Outubro de 1933 (acabou de completar 81 anos). Era filho de José Fernandes Pereira e de Maria Alegria Calixto.
Sabemos que aprendeu a carpinteiro e que depois foi guarda prisional, nomeadamente no Linhó, de onde se reformou.
Há cerca de cinco anos enviuvou, mas voltou a casar. Era pai de Teresa Calixto, professora de Geografia, actualmenre residente em Alpalhão.
No tempo profissional, sempre que podia, vinha à sua sempre querida Sintra do Alentejo. E reabilitou mesmo a sua casa da Rua de Santa Maria de Cima.
Assembleia Municipal e Casa do Benfica
Pessoa muito estimada na vila, cumprimentava e falava sempre com toda a gente. Foi membro da Assembleia Municipal de Castelo de Vide por mais de um mandato. E fez parte dos Órgãos Sociais da Casa do Benfica de Castelo de Vide. Gostava muito de passear e conviver, aproveitando nomeadamente o Turismo Sénior do Inatel.
Era um atento leitor de documentação sobre Castelo de Vide. Lia ao pormenor o Noticias de Castelo de Vide.
Deixa já muitas saudades o amigo Mané (como era gentilmente tratado por todos). Já se sente a falta de Manuel Calixto na Sintra do Alentejo. © NCV

Sem comentários: