25 de outubro de 2014

Simpósio inaugura Cine-Teatro remodelado e lança Centro Internacional das Ciências e Artes do Fogo
a criar em 2015 com sede em Castelo de Vide

Realiza-se hoje e amanhã em Castelo de Vide o Simpósio Internacional “As Ciências e Artes do Fogo”. 
A iniciativa marca a reabertura do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira depois das vastas obras de remodelação a que foi sujeito e servirá como lançamento do Centro Internacional das Ciências e Artes do Fogo (CICAF) que vai ser criado em Castelo de Vide no âmbito do Parque Natural da Serra de São Mamede no Alto Alentejo e no qual alegadamente o Município investirá uma verca de 1,5 milhões de euros.
O projecto, de que este simpósio é a “primeira iniciativa imaterial” tem vindo a ser preparado para ser lançado em 2015.
O programa do simpósio deste fim-de-semana inclui um painel central dedicado ao projecto em que intervirão João Filipe Bugalho, que dará conta do projecto inicial, Francisco Cstro Rego que falará sobre “As ciências e o Fogo” e José Luis Porfírio que abordará o tema “As artes e o fogo a partir da poética dos quatro elementos”.
Na manhã de Domingo terá lugar uma visita guiada pelo Provedor Fernando Soares à Igreja de Santo Amaro da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide onde está previsto se materializem alguns dos aspectos físicos e museológicos do referido CICAF.
Especialistas estrangeiros e nacionais
O Simpósio realiza-se por acção conjunta da Câmara Municipal de Castelo de Vide (Gabinete Sócio-Cultural), do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais.
"Para além dos Professores Penelope Morgan e Steve Bunting da Universidade de Idaho (EUA), Pieremaria Corona da Universidade de Arezzo (Itália), Cristina Montiel (Universidade Complutense de Madrid (Espanha) participarão alguns outros especialistas europeus cujo campo de investigação se tem concentrado sobretudo nos aspectos da ecologia do fogo, todos envolvidos no projecto europeu designado Foresterra que envolve 12 países parceiros e se destina a reforçar a coordenação da investigação e a cooperação científica nas áreas europeias de clima mediterrânico, da Australia, Africa do Sul, Chile e California". © NCV

Vd mais informações AQUI
Clicar para ampliar o programa.

Sem comentários: