Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
No próximo dia 28 de Fevereiro, no Cine Teatro de Nisa será inaugurada a exposição de fotografia “Cante Alentejano” de Adalrich Malzbender, precedida de um desfile na Praça da República do Grupo Coral “Os Amigos do Cante” de Alvito.
Depois de ser presente em reunião de Câmara uma proposta de reconhecimento ao Cante Alentejano e a sua classificação como Património Imaterial da Humanidade a Câmara Municipal de Nisa promove, entre 28 de fevereiro e 4 de abril, uma Exposição Fotográfica da autoria de Adalrich Malzbender, com participação de António João Casqueira (vídeo), João Aires Garcia (escultura) e Maria Amélia Falcão Malzbender (texto).
A inauguração desta mostra será realizada no dia 28 de Fevereiro e conta com a participação do Grupo Coral “Os Amigos do Cante” de Alvito que fará um desfile entre a Praça da República e o Cine Teatro, onde terá lugar uma pequena atuação evocativa do cante alentejano.
Quem é Adalrich Malzbender
Nasceu em Berlim. É médico, casado com uma alentejana de Portalegre. Dedica-se desde 1976 à fotografia tradicional a preto e branco, considerando poder expressar melhor deste modo o fascínio que sente pelo Alentejo.
O seu olhar escolhe de preferência a planície, a sua solidão e aridez, o povo alentejano, os ciganos, assim como a Arte Românica em Portugal, possuindo desses temas principais milhares de fotografias.
No seu percurso através da fotografia tem vindo a descobrir uma nova paixão: O Cante Alentejano e a sua “áspera melancolia” (segundo o poeta Eugénio de Andrade), o seu rigor e alma, a riqueza e variedade poética dos seus textos, a limpidez e a força das suas vozes. Um especial agradecimento a António João Casqueira, sem ele o fotógrafo não teria conhecido de perto esta maravilhosa e inconfundível Arte.
Exposições individuais:
Alemanha : entre outras, na Nikon Galerie, em Duesseldorf. Espanha : Museu Municipal de Cáceres; Escola de Artes em Mérida; Centro Universitário de Badajoz e no Teatro Lopez Ayla, em Plasência. Portugal : Câmara Municipal de Évora; Casa de Artes de Mário Elias, em Mértola; Museu da Tapeçaria; Instituto Politécnico e na Galeria de São Sebastião, em Portalegre; Museu da Fotografia, em Elvas, Mosteiro de Flor da Rosa, Centro da Cultura de Marvão, Castelo de Vide, Monsaraz e Borba. Em Lisboa: Casa do Alentejo e na Livraria “Ler Devagar”. No Porto: no Palácio de Cristal. Exposição coletiva na Universidade de Brasilia : “Ciganos entre amigos”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário