3 de fevereiro de 2015

Conselho Diocesano de Pastoral reuniu na Mem Soares

No passado dia 31 de janeiro reuniu em sessão ordinária na Casa Diocesana de Mem Soares o Conselho Diocesano de Pastoral. Foi apresentada ao Conselho para apreciação, a proposta de programa para a Peregrinação diocesana a Fátima no dia 31 de maio, tendo recebido observações e contributos para o seu enriquecimento, realçando-se o destaque que o Conselho julgou dever ser dado à Vida Consagrada, neste Ano que a Igreja lhe dedica.

Os membros debruçaram-se depois sobre o programa da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que percorrerá a nossa Diocese de 11 a 25 de Outubro. Aproveitando a proximidade desta presença com a data habitual da Assembleia diocesana, propôs o Secretariado diocesano da Pastoral que a mesma decorresse Domingo, dia 18 de Outubro, fundindo nesse evento Assembleia diocesana e Jornada missionária diocesana, em Portalegre, no Seminário. No que respeita à visita, foi apresentado o calendário da passagem da Imagem, que permanecerá 3 dias em cada Arciprestado.

O Secretário diocesano de Liturgia apresentou o calendário de formação para os Ministros Extraordinários das Exéquias na Ausência de Presbíteros (Presidência das Exéquias por fiéis leigos): 7 de Março em Abrantes e 21 de Março na Mem Soares, em Castelo de Vide, com mandato pelo Senhor Bispo em Nisa, na Eucaristia das 18 horas, no contexto da Visita Pastoral ao Arciprestado de Ponte de Sor, a decorrer por estes dias.

Foram ainda referidos os Conselhos Paroquiais de Pastoral, a implementar em cada paróquia, ou conjunto de paróquias servidas pelo mesmo pároco, apontando-se para a indicação dos nomes à Cúria diocesana até Junho, para serem mandatados pelo senhor Bispo em Setembro próximo.


Nos "outros assuntos" da agenda foi relembrada a Assembleia diocesana de Pastoral Social, que terá lugar em Portalegre no próximo dia 28 de Fevereiro, apresentado o programa e feito o apelo à mobilização das paróquias para a participação neste encontro. Mencionado ainda foi o peditório de rua da Cáritas, a levar a cabo pelas paróquias, como oportunidade para dar visibilidade a esta ação da Igreja. © NCV


Sem comentários: