19 de fevereiro de 2015

De 19 a 27 de Fevereiro: Biblioteca de Nisa
leva “leituras e memórias” às IPSSs


Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Subordinado ao tema “Matança do Porco” o projeto Leituras e Memórias, que está a ser desenvolvido pela Biblioteca Municipal, estará presente nas IPSSs do concelho de Nisa entre 19 e 27 de Fevereiro.
O projeto “Leituras e Memórias” realiza-se bimestralmente, apresentando-se como um programa de Animação de Leitura e de Reavivamento da Memória, Leitura em Voz Alta, Dramatizações de Histórias, Poesia e Recolha de Usos, Costumes, Vivências, através de testemunhos orais e envolve os idosos institucionalizados nas valências de Lar e Centros de Dia do concelho de Nisa.
O tema eleito para fevereiro é a matança do porco e pretende reavivar uma tradição muito familiar entre os idosos do concelho de Nisa. As famílias costumavam criar um ou dois porcos por ano, para depois matar e ter carne para todo o ano.22:22 A matança do porco geralmente juntava a família e amigos e durava alguns dias.
Com base nesse tema as técnicas da Biblioteca irão declamar uma poesia de Maria de Lourdes Seabra de Mascarenhas Paralta, retirado do livro "Memorial em verso da notável Vila de Niza, Poesia Popular, sua história, gentes, usos e costumes", seguindo-se um período de diálogo assente na mostra de alguns utensílios e adereços utilizados na matança bem como fotografias daquela época.
O programa encerrará com uma canção tradicional alusiva ao tema, com a participação dos idosos. © NCV

Sem comentários: