16 de março de 2015

Abertas até sexta-feira as candidaturas
aos 5 estágios PEPAL em Castelo de Vide

Estão abertas até ao próximo dia 20 de Março (inclusive) as candidaturas aos procedimentos de recrutamento e seleção de estagiários no Âmbito da 5ª edição do PEPAL (programa de estágios na administração local), nos termos de um Aviso do Presidente da Câmara Municipal datado de ontem e imediatamente publicado no sítio Internet da Autarquia (ver AQUI).
Conforme o NCV noticiou (ver AQUI) foram atribuídos 5 estágios à Cãmara Municipal de Castelo de Vide, 3 dos quais na área do desenvolvimento económico e 2 na área social.

Na primeira área os estágios destinam-se a um licenciado em Direiro, outro em Design de Comunicação e um em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente; na área social são abertos dois estágios um para licenciados em Educação Física e Desporto e outro para licenciados em Jornalismo e Comunicação (ramo jornalismo).
Entrevista vale 80% e curriculum 20%
Podem candidatar-se jovens licenciados à procura do primeiro emprego ou desempregados que não estejam a estudar nem a frequentar formação ou em estágio. As candidaturas devem ser apresentadas obrigatoriamente em fomato papel com preenchimento de formulário de candidatura (disponível AQUI). Os métodosde seleção são a avaliação curricular (20%) e a entrevista individual (80%).
O período do estágio é de 12 meses não prorrogáveis e será remunerado com 691,7 euros (1,65 vezes o indexantede apoios sociais (IAS) mais subsídio de refeição e segura de acidentes de trabalho.
Constituídos os 5 júris
O vice-presidente da Câmara Municipal, Daniel Carreiras da Silva, preside a 4 dos 5 júris constituídos para este procedimento do PEPAL, sendo que os primeiros vogais eefctivos substituem o presiedente nas suas faltas e impedimentos. Na candidatura do licenciado em direito é acompanhado por Ana Júlia Duarte Rocha e Celeste Conchinha (José Manuel Carvalho e Maria José Miranda são suplentes); na candidatura de design de comunicação acompanham-no Ângela Maximiano e Marco Mestre (Luís Pedro Cruz e José Fernando Dias são suplentes); na de educação física e desporto o júri fica completo com Luis Miguel Macedo e Maria José Miranda (João Luis Dona e Marco Mestre são suplentes) e na de jornalismo e comunicação a Daniel Carreiras da Silva juntam-se de novo Ângela Maximiano e Marco Mestre (Maria Teresa Carreiras e José Fernando Dias são suplentes).
O vereador João Manuel Rainho Palmeiro preside ao júri da candidatura de engenharia das Energias renováveis e ambiente, assessorado por João Luis Dona e José Fernando Dias (Clisante Gasalho e Luís Pedro Cruz são suplentes).
Definidos os vários planos de estágio
O mesmo aviso municipal adianta desde logo o plano dos estágios. O estagiário de direito vai colaborar na emissão de informaçẽs e pareceres jurídicos, na preparação e revisão de regulamentos de apoio social, na eaboração de regulamentação interna dos seerviços e na instrução de processos de contra-ordenação.
No domínio do design de comunicação o plano inclui a criação de conteúdos para Web e dispositivos móveis, a produção de sinalética interior da "Porta do Parque", de "sinalética comercial da Vila" em articulação com o arquitecto municipal, a "produção de design e cópia publicitária para inserções em publicações regionais" e a produção de cartazes, flyers e brochuras.
O estagiário na área da educação física e desporto vai participar na promoçao de actividades desportivas e colaborar na gestão dos equipamentos do concelho, na "articulação e acompanhamento" das actividades das associações desportivas, no deesenvolvimento de actividades para os diferentes níveis etários da população e no "ensino de educação física em lares e escolas".
Quanto à engenharia das energias renováveis e ambiente, o estagiário seleccionado vai elaborar e desenvolver um "Plano de Educação Ambiental do Concelho", um "Plano d Eficiência Energético dos Edifícios Municipais", um Plano de Higiene e Segurança no Trabalho", elaborar uma proposta de "Gestão dos Resíduos Verdes Municipais" e colaborar na "gestão dos RSU" (resíduos sólidos urbanos no âmbito da programação de eventos do Concelho.
Finalmente na área do jornalismo e comunicação, o estagiário deverá ser encarregue da edição quadrimestral do Boletim Municipal, da "cobertura jornalística diária on-line", da coordenação da informação no painel electrónico, da "produção de grandes reportagens temáticas sobre Castelo de Vide para disponibilizar à comunicação social generalista" e ainda coordenar "produtos para divulgação on-line". © NCV

Sem comentários: