6 de março de 2015

Formação - residência Commedia dell'Arte
antecede e prepara o Festival Andanças

A Associação PédeXumbo acaba de anunciar que, entre 24 de Julho e 3 de Agosto, Matteo Spiazzi vai dinamizar uma acção de formação em formato de residência artística em Commedia dell'Arte. 
Esta formação, dirigida a pessoas com experiência e/ou formação em teatro, terá lugar em Castelo de Vide e resultará em várias performances que irão acontecer durante o Festival Andanças 2015 (3 a 9 de Agosto).O Projeto Commedia dell’Arte propõe a descoberta de um código teatral, a partir da técnica da máscara, e a construção de uma performance, que será apresentada no Festival Andanças.
O intuito deste laboratório formativo é o estudo e a reinvenção de um género teatral de importância reconhecida.
Com um número máximo de 10 participantes, esta acção tem um custo de 150 euros que inclui alojamento, refeições e entrada no Festival Andanças.
O formador: Matteo Spiazzi
Matteo é graduado pela Academia de Arte Dramática Nico Pepe (Udine, 2010). Trabalhou como ator, encenador e formador em Itália e no estrangeiro, participando em festivais internacionais como Mittelfest (IT, 2010) e Podium (RUS, 2009). É um dos fundadores do projeto "Theaomai" com a Universidade de Verona e foi selecionado para o laboratório C. Tolcachir (Bianal de Veneza 2012). Matteo trabalha com várias iniciativas culturais em Verona, de que são exemplo Literary Society, do Circolo dei Lettori, e o Centro de Audiovisuais, da Biblioteca Municipal. Em 2013 trabalhou como encenador assistente de Nicola Zorzi na ópera Macebeth, de Giuseppe Verdi no Teatro Marrucino (Chieti).
Depois de estudar com grandes mestres de Commedia dell’Arte, como Carlo Boso, Mario Gonzalez , Claudio de Maglio and Alessio Nardin, especializou-se em Commedia dell’Arte como ator, encenador e formador. 
Matteo tem realizado workshops na Universidade de Quito, no Equador, em colaboração com a Embaixada Italiana, com a Universidade Estatal de Minsk e com a Academia Nacional de Arte Dramática do Minsk (Belarus). Matteo fez parte do Ethno Festival Histeria, na Eslovénia (2012 e 2013), e conduziu um workshop de trabalho de máscara em Jungenzentrum, em Viena em Janeiro de 2014. Dirigiu diversos canovacci de Commedia dell’Arte em italiano, inglês e russo e, atualmente, trabalha como encenador na Academia Nacional do Teatro Russo “Gorkij”, em Minsk.
Mais informações sobre esta residência Commedia dell'Arte bem como o formulário de inscrição AQUI. © NCV


Sem comentários: