A iniciativa teve como objetivo destacar a potencialidade do turismo ornitológico no Alto Alentejo, mediante a apresentação de experiências e projetos de fotografia de natureza e da importância da ilustração científica de espécies animais. O seminário possibilitou ainda aos participantes passeios pedestres, para além de visitas para observação noturna de mamíferos selvagens e de constelações estrelares no Menir da Meada.
Turismo ornitológico: um recurso essencial da região
Na sessão de encerramento do seminário o Presidente da CIMAA, Armando Varela, sublinhou a forma como o turismo ornitológico se pode tornar um recurso essencial da região. "É sobretudo a constatação de uma coisa que sabemos há muito, mas que teimamos em não reconhecer, que a natureza, a biodiversidade, o ambiente, a cultura e o património são os nossos principais recursos. E é com base nestes recursos que devemos criar condições para que essas sejam as âncoras para o desenvolvimento económico do Alto Alentejo.
O turismo ligado à natureza, à cultura, ao património, à gastronomia, de mãos dadas com a agricultura, com a indústria e com os serviços: é este "mix" que vai gerar os empregos que precisamos no distrito de Portalegre", afirmou, concluindo que o turismo ornitológico "fica bem evidente que é um turismo que no distrito de Portalegre tem presente e que, acima de tudo, tem um futuro".
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, destacou também a importância patrimonial do território como potenciador de riqueza. "Se nós temos um território de exceção, de grande valor patrimonial, não queremos que seja apenas desfrutado pelos habitantes. É nossa obrigação partilhá-lo enquanto valor patrimonial universal", explicou o autarca.
"Queremos que seja um território de valores classificados, de recursos, mas que esses recursos possam gerar mais do que a sua contemplação, que possam proporcionar riqueza, possam consolidar-se como um produto", salientou, deixando ainda a nota de que está em preparação um Festival Ornitológico para o verão de 2016. © CMCV/NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário