28 de maio de 2015

Seminário “Primavera com aves”: António Pita anunciou Festival Ornitológico no Verão de 2016

Decorreu de 23 a 24 de maio o seminário "Primavera com Aves" no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, uma iniciativa integrada no projeto PROVERE InMotion, com organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e apoio dos Municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. 
A iniciativa teve como objetivo destacar a potencialidade do turismo ornitológico no Alto Alentejo, mediante a apresentação de experiências e projetos de fotografia de natureza e da importância da ilustração científica de espécies animais. O seminário possibilitou ainda aos participantes passeios pedestres, para além de visitas para observação noturna de mamíferos selvagens e de constelações estrelares no Menir da Meada. 
Turismo ornitológico: um recurso essencial da região
Na sessão de encerramento do seminário o Presidente da CIMAA, Armando Varela, sublinhou a forma como o turismo ornitológico se pode tornar um recurso essencial da região. "É sobretudo a constatação de uma coisa que sabemos há muito, mas que teimamos em não reconhecer, que a natureza, a biodiversidade, o ambiente, a cultura e o património são os nossos principais recursos. E é com base nestes recursos que devemos criar condições para que essas sejam as âncoras para o desenvolvimento económico do Alto Alentejo. 
O turismo ligado à natureza, à cultura, ao património, à gastronomia, de mãos dadas com a agricultura, com a indústria e com os serviços: é este "mix" que vai gerar os empregos que precisamos no distrito de Portalegre", afirmou, concluindo que o turismo ornitológico "fica bem evidente que é um turismo que no distrito de Portalegre tem presente e que, acima de tudo, tem um futuro". 
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, destacou também a importância patrimonial do território como potenciador de riqueza. "Se nós temos um território de exceção, de grande valor patrimonial, não queremos que seja apenas desfrutado pelos habitantes. É nossa obrigação partilhá-lo enquanto valor patrimonial universal", explicou o autarca. 
"Queremos que seja um território de valores classificados, de recursos, mas que esses recursos possam gerar mais do que a sua contemplação, que possam proporcionar riqueza, possam consolidar-se como um produto", salientou, deixando ainda a nota de que está em preparação um Festival Ornitológico para o verão de 2016. © CMCV/NCV
IMG 0155 Resolução da Área de Trabalho
IMG 0159 Resolução da Área de Trabalho
IMG 01611 Resolução da Área de Trabalho
IMG 0174 Resolução da Área de Trabalho
IMG 0196 Resolução da Área de Trabalho
IMG 0202 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9879 Resolução da Área de Trabalho
IMG 0202 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9868 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9886 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9904 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9916 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9920 Resolução da Área de Trabalho
IMG 9981 Resolução da Área de Trabalho

Sem comentários: