![]() |
| Adicionar legenda |
"Quero agradecer a preferência. Sentimo-nos muito honrados em poder dar o contributo para este primeiro congresso no Alto Alentejo. Tudo faremos para que saiam com o melhor êxito possível deste evento", afirmou o presidente. Para além da logística, a Câmara prontifica-se a organizar a receção aos participantes e a proporcionar-lhes algumas atividades complementares.
A Câmara apoiará o secretariado e irá disponibilizar uma rede de contatos hoteleiros aderentes com preços apelativos. Sem tema ainda definido para o congresso, o presidente António Pita ousou propor aos representantes da APA a abordagem ao filme "Último Condenado à Morte", com a participação do próprio realizador, Francisco Manso. A proposta foi bem aceite e será analisada pelos membros da APA.
O filme, rodado em Castelo de Vide no ano de 2008, retrata a história do amor eloquente de Francisco Matos Lobo pela sua tia Adelaide. Matos Lobo, oriundo de um a família conservadora e a estudar para seminarista, apaixona-se num ápice por Adelaide, uma mulher parisiense de cultura liberal. O amor e as ideias antagónicas entre conservadores e liberais vão moldar-lhe a mente e os assassínios serão frequentes. Esta história teve uma repercussão jurídica além-fronteira. A predisposição para a criminalidade devido à própria morfologia do cérebro era uma ideia defendida na época. O amor exacerbado, valores da época e os comportamentos do protagonista poderiam ser alguns dos temas abordados no congresso, sugeriu o presidente da Câmara.
No evento são esperados 100 a 150 participantes e decorrerá no princípio de junho do próximo ano, no Cineteatro de Castelo de Vide. © CMCV/NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário